São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem é Ziuganov

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O matemático (recém-doutorado em filosofia) Guennadi Ziuganov, 51, é considerado o responsável pela transformação do PC russo em um partido popular junto ao eleitorado graças às suas críticas à política econômica do governo.
Filiado ao PCUS desde 1966, coube a ele a tarefa de zelar pela linha política do partido no fim do regime soviético. Em 1989, Ziuganov foi nomeado vice-chefe do Departamento de Ideologia do Comitê Central.
A partir daí, começou a criticar publicamente o então líder Mikhail Gorbatchov, o que lhe valeu grande popularidade.
Ele foi um dos signatários do manifesto "Palavra ao Povo", de julho de 1991, que abriu caminho para o golpe comunista de agosto, abortado por Boris Ieltsin.
Ziuganov passou então a negar ser o mentor ideológico do golpe. Ele estava de férias na época e portanto não participou dele.
Com a dissolução do Partido Comunista da União Soviética, Ziuganov se uniu à Frente de Salvação Nacional. Em 1992, participou da refundação do PC e foi eleito seu dirigente.
Em 1993, quando Ieltsin decide fechar o Parlamento, ele recomendou resistência pacífica a seus seguidores. Por isso, foi autorizado a concorrer às eleições.

Texto Anterior: Boris Ieltsin mantém governo russo
Próximo Texto: O QUE QUEREM OS NOVOS COMUNISTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.