São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe busca no México prova de como dinossauros foram extintos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um dos mais sofisticados navios de pesquisa do mundo partiu esta semana de Miami (EUA) para tentar solucionar o mistério da extinção dos dinossauros.
Pesquisadores da Universidade de Rhode Island (EUA) devem passar os próximos dois meses perto do local onde acreditam ter caído o grande meteoro que teria provocado a extinção dos animais.
Uma das hipóteses aceitas por cientistas é que o meteoro teria originado uma grande alteração climática, provocando a morte dos répteis há 65 milhões de anos.
Os cientistas acreditam que o impacto gerou energia equivalente a cerca de 1 bilhão de bombas de hidrogênio e liberou enxofre para a atmosfera.
A escuridão criada pelos gases teria causado a morte das plantas e, consequentemente, dos dinossauros que as comiam.
Segundo Haraldur Sigurdsson, o chefe da missão, as pesquisas devem se concentrar em Chixculub, na península de Yucatán (México). Os cientistas acreditam que o meteoro teria caído no ponto onde hoje fica a cidade de Mérida.
Os pesquisadores esperam encontrar a resposta nas rochas, sedimentos e vidros enterrados a mil metros de profundidade.
O meteoro, com entre 8 km e 16 km de diâmetro, teria criado uma cratera de 160 km de diâmetro.

Texto Anterior: Pescoço de abutre regula temperatura
Próximo Texto: Tomar vinho pode facilitar a digestão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.