São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vídeo ensina pastor a arrecadar dinheiro

Dissidente divulga fita de Edir Macedo

DANIELA FALCÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

Imagens gravadas pelo pastor Carlos Magno, dissidente da Igreja Universal do Reino de Deus, mostram o seu fundador, bispo Edir Macedo, ensinando membros da cúpula da igreja a "tirar" dinheiro dos fiéis.
As imagens foram veiculadas ontem à noite pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo. No total, foram 8min30 dedicados aos ensinamentos do bispo. Segundo a emissora, o vídeo foi gravado há cinco anos em Salvador (BA). No intervalo de um jogo de futebol entre integrantes da cúpula da igreja, Macedo reúne seus pastores e ensina as táticas de convencimento. Numa das cenas, gravada em Nova York, o bispo Edir Macedo se ajoelha para contar o dinheiro arrecadado, se vira para a câmara de vídeo, coloca a língua para fora e sorri.
Ao final da cena, o pastor Magno diz que isso demonstra o motivo de sua saída da igreja: a "mercantilização" da fé. Além de Macedo, aparecem nas gravações o pastor Paulo Roberto, o bispo Honorilton Gonçalves, apresentador do programa '25º Hora', da Rede Record, e o deputado federal Laprovita Vieira (PP-RJ).
Numa das cenas, Gonçalves entrevista o deputado e pergunta se a "indústria que comprou em Caxias (RJ)" foi "por dentro ou por fora, caixa dois ou um?".
Os bispos e pastores da Igreja Universal recebem entre 2% e 10% do arrecadado em seus templos, segundo documentos referentes a 1990 obtidos pela revista "IstoÉ", que chegou ontem às bancas.
Outro lado
O bispo Carlos Rodrigues, um dos fundadores da Universal, afirmou que o vídeo exibido pela Rede Globo reflete a "imaturidade" dos pastores da igreja "oito, dez anos" atrás.
"Foi um erro. Logicamente que não foi um comportamento dos mais felizes", disse Rodrigues. "São imagens de um ambiente descontraído. Foi tudo num contexto muito informal. Mas não queremos esconder nada. Quem peca tem de pagar." Rodrigues afirmou que as imagens são verdadeiras, mas teria havido uma montagem no trecho em que Edir Macedo, Sérgio von Helder e outros pastores aparecem dançando forró. O bispo Renato Maduro, chefe da Universal nos EUA, afirmou ontem que as imagens exibidas pelo ex-pastor Carlos Magno devem ter sido forjadas.
"Esse Magno é capaz de tudo para manchar a imagem da Universal. Ele é vingativo e invejoso e desde que saiu da Igreja só pensa em atacar o bispo Macedo", disse Maduro à Folha.
Maduro afirmou que Edir Macedo está "em algum lugar da América Latina e deverá vir aos EUA para o Natal."
Maduro afirmou que a Universal poderá processar Magno e a Rede Globo por difamação e uso inapropriado de imagem. "A Igreja está com a consciência limpa. Quem enche um Maracanã, não precisa temer."

Colaborou DANIELA FALCÃO, de Nova York

Texto Anterior: Incra e MST fazem guerra de números
Próximo Texto: FRASES DE MACEDO NO VÍDEO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.