São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incra e MST fazem guerra de números

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Sem-terra e governo viveram neste ano em permanente guerra de números. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) diz ter assentado 40.280 famílias em 95. Para os sem-terra, esse número chega a apenas 15 mil.
Para o Incra o que existe é uma diferença de "conceitos" no que diz respeito à reforma agrária.
O governo conta como novo assentamento a expedição do título de posse em nome do assentado (não importa há quanto tempo ele ocupa a terra) ou em nome do Incra.
Segundo esse critério, uma família que more em um terreno há dez anos torna-se uma nova assentada quando tem sua situação legal solucionada.
Já os sem-terra contabilizam como novos assentados apenas os beneficiados por novos projetos de distribuição de terra.
O Incra promete entregar na próxima semana uma lista com os nomes e CPFs de todos os assentados. Os sem-terra estão fazendo um levantamento para confrontar com a lista do governo.
Essa guerra de números já provocou embaraços. O ex-presidente do Incra Francisco Graziano cobrou transparência das diretorias regionais na divulgação dos números e acabou trombando com o então superintendente de Minas Gerias, Geraldo Rezende.
Rezende acabou demitido depois de ter sido acusado por Graziano de manipular as informações.

Texto Anterior: Ministro defende glebas menores para sem-terra
Próximo Texto: Vídeo ensina pastor a arrecadar dinheiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.