São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Apraz-me comandá-los"

Leia abaixo íntegra do discurso de FHC aos oficiais-generais, em que o presidente relembra e reafirma o preceito constitucional de que ele é o chefe das Forças Armadas:

"Pela terceira vez, recebo a apresentação de oficiais-generais que foram por mim promovidos. E o simbolismo deste ato, a exteriorização da consciência de que o presidente encima a pirâmide hierárquica das Forças Armadas como seu comandante supremo, toca-me profundamente.
Esse sentimento se renova, hoje, até mesmo com mais força porque, em um ano de governo, tenho comprovado, no dia-a-dia e em momentos, digamos, sensíveis, o apego dos nossos militares a esse preceito.
Posso lhes dizer, sem jactância, sem desejo de afirmação pessoal, que compartilho do mesmo entendimento. Mais do que isso, apraz-me comandá-los.
Dos senhores, só tenho recebido provas de lealdade, dedicação ao país, compreensão da parte que lhes toca no esforço de saneamento nacional e responsabilidade, como componentes efetivos que são do Estado brasileiro.
Dentro de poucas horas, nós estaremos reunidos no almoço de confraternização, quando terei, então, oportunidade de dar maior profundidade a essas palavras.
Por ora, quero apenas cumprimentá-los pela promoção que, a par de ser o reconhecimento dos seus méritos, é uma decisão da nação em investir na sua capacidade de mantê-la com segurança, para que ela possa progredir.
Estendo esses cumprimentos às dignas famílias que os acompanham e desejo, de todo o coração, que sejam felizes.
Muito obrigado aos senhores."

Texto Anterior: FHC pede mais pressa ao Congresso e elogia militares
Próximo Texto: Presidente deseja 'feliz 1966'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.