São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
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Mappin rompe barreira do US$ 1 bilhão

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A diretoria da rede de lojas Mappim está comemorando o faturamento de US$ 1 bilhão alcançado nesta semana.
Este número é um salto de 19% sobre a receita do ano passado, de US$ 840 milhões.
"Entramos para o clube das empresas que faturam US$ 1 bilhão", diz Sérgio Orciuolo, diretor.
O Mappim tem 12 lojas -oito em São Paulo, duas em Campinas, uma na região do ABC e uma em Sorocaba. São 90 mil metros quadrados de área de venda.
Orciuolo conta que os campeões de vendas em todas as lojas são os eletrônicos e os CDs.
A linha de importados -cerca de 5% a 10% maior do que a do ano passado-, diz, também está fazendo sucesso.
Entre os produtos destacam-se confecções dos Estados Unidos, Ásia, Itália e países do Mercosul.
No início desta semana, Orciuolo dizia que no Mappim o Natal ainda não estava acontecendo.
A previsão da empresa era a de faturar neste mês entre 1% e 2% menos do que em dezembro do ano passado. "O consumidor está aprendendo, sabe que está difícil de ganhar dinheiro. Pode ser que as vendas melhorem no fim-de-semana", afirmou.
No começo desta semana, o Mappim decidiu até dar mais prazo de pagamento para o consumidor.
Na linha de eletrônicos, esticou o prazo de duas para três prestações. Nas linhas de móveis, confecções e calçados, de três para quatro prestações. Outros produtos da loja podem ser pagos em duas vezes sem juros.
Além disso, o Mappim tem promoções negociadas com fornecedores para alguns produtos da Sharp e Brastemp. "Tudo isso dura até acabar o estoque."
Cai preço de compra
A média de compra do consumidor nas lojas está em torno de R$ 30 a US$ 40 nesta época de Natal.
No ano passado, neste mesmo período, girava em torno de R$ 80, informa Ruy Nazarian, presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo.
Nos cálculos de Nazarian, as lojas vão faturar neste mês 5% a 10% menos do que em igual período do ano passado e vão terminar o ano com estoque "razoável".

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