São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itaú cria tarifa sobre depósitos em cheques e irrita a clientela

MILTON GAMEZ
DA REPORTAGEM LOCAL

Acabou a moleza. Os bancos começam, aos poucos, a impor à clientela uma prática bastante comum nos outros setores da economia, o pagamento explícito pelos serviços prestados.
A má notícia atingiu em cheio, nesta semana, clientes do Banco Itaú.
Surpreendidos por uma inédita tarifa de R$ 0,50 por cheque depositado, donos de postos de gasolina e comerciantes varejistas botaram a boca no trombone e passaram a protestar contra a taxação feita pelo banco.
O presidente da Confederação Nacional do Comércio, Antônio Oliveira Santos, classificou a nova tarifa do Itaú de inflacionária.
Para ele, essa tarifa seria capaz de causar problemas de aceitação de cheques em todo o país.
A reclamação é compreensível, admite o vice-presidente do Itaú, Sérgio de Freitas.
Afinal, durante décadas os clientes dos bancos eram taxados indiretamente pelos serviços, numa cobrança conhecida pelo nome de "floating".
Com a alta inflação antes do Plano Real, os bancos ganhavam dinheiro no giro dos recursos não-remunerados dos clientes e, por isso, quase não cobravam tarifas de forma transparente.
Tarifa
"A tarifa é justa, pois a inflação baixou e o governo instituiu elevados recolhimentos compulsórios sobre os depósitos", diz Freitas. "Não dá mais para cobrar de forma indireta", afirma o vice-presidente.
A tarifa sobre depósitos em cheques no Itaú não será estendida indiscriminadamente a toda a clientela.
Somente serão taxados aqueles que usam o banco apenas como agente de compensação de cheques, sem utilizar outros serviços e sem fazer investimentos.
Em todos os casos, haverá negociação, promete Freitas. Alguns clientes já aceitaram a nova tarifa, diz ele, sem citar nomes.

Texto Anterior: Mappin rompe barreira do US$ 1 bilhão
Próximo Texto: Químico come pão e mortadela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.