São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil busca em 96 título inédito na Olimpíada

MÁRIO MAGALHÃES
DA SUCURSAL DO RIO

O ano de 1996 será farto em polêmicas sobre a estatística da seleção brasileira de futebol.
Motivo: é um ano olímpico, em que o país será representado em jogos e torneios por uma equipe restrita a jogadores nascidos a partir de 1º de janeiro de 1973.
O pesquisador Duílio Martino incluirá essas partidas na história da seleção, ao contrário de outro estudioso, Ivan Soter.
Até agosto, o calendário da Confederação Brasileira privilegia partidas da seleção que busca vencer os Jogos de Atlanta. O título olímpico é o único importante que o país nunca conquistou.
A seleção pré-olímpica vai disputar a Copa Ouro, de 10 a 21 de janeiro, na Califórnia (EUA). O torneio servirá como treinamento para a equipe.
No dia 23, serão convocados os jogadores para o Torneio Pré-Olímpico. Em seguida, o time vai para Teresópolis (RJ), onde vai se preparar para a competição.
O Brasil estréia no Pré no dia 19 de fevereiro, na cidade de Tandil (Argentina). Se chegar às finais, quando tentará uma das duas vagas para a Olimpíada, vai jogar no balneário de Mar del Plata.
Se a equipe se classificar, fará amistosos de março a julho. Entre julho e agosto, disputará a Olimpíada. Nenhum jogo do torneio de futebol olímpico será realizado em Atlanta, sede dos Jogos.
No segundo semestre, a seleção olímpica será desmontada e o Brasil voltará a usar só o time adulto, sem limite de idade, começando a se preparar para a Copa do Mundo de 1998, na França.
Até agora, a seleção principal só tem um adversário definido para 96: em 24 de abril, viajará para enfrentar a África do Sul. A maioria dos atletas terá idade "olímpica".
(MM)

Texto Anterior: Estatísticos polemizam sobre seleção
Próximo Texto: Soter enxerga 'masturbação'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.