São Paulo, sábado, 23 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

"Porco Rosso" é aventura à moda antiga sobre aviadores em combate

MARCEL PLASSE
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Porco Rosso" é uma aventura à moda antiga sobre aviadores galantes, que disputam combates fortuitos, têm passado de heroísmo e fazem mulheres suspirar.
Apesar de ser um desenho animado japonês, "Porco Rosso" lembra as produções de Hollywood das décadas de 30 e 40. John Wayne, Errol Flynn e Humphrey Bogart parecem ser algumas das inspirações para os personagens principais. Além de Brutus, o eterno vilão dos desenhos do marinheiro "Popeye".
O diretor Hayao Miyazaki é considerado "o Disney japonês", mas "Porco Rosso" está mais para o belga Hergé do que para o criador de Mickey Mouse.
Como Hergé, Miyazaki dá muita atenção às locações. O realismo da costa italiana e das ilhas do mar Adriático é assombroso.
Há ainda a referência visual ao estilo conhecido como "linha clara", que significa um desenho limpo (de poucos riscos) e é característica dos quadrinhos europeus até hoje, desde que foi criado por Hergé no início do século.
A mistura entre os traços da "linha clara" e elementos tradicionais do desenho japonês (olhos e boca grandes) dão a "Porco Rosso" uma aparência rara.
A ação acontece após a Primeira Guerra, entre pilotos de combate que aderem à pirataria, na falta de maiores aventuras. Entre os aviadores, está um americano que quer virar ator em Hollywood (e depois presidente dos EUA) e um porco italiano.

Filme: Porco Rosso
Direção: Haya Miyazaki
Produção: Japão, 1993
Distribuição: Flashstar (tel. 011/255-9911)

Texto Anterior: Ex-integrante do Fellini lança CD manipulável por computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.