São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico fala em SP sobre glândula; A FRASE; O NÚMERO; Transplante cardíaco em criança tem bom resultado; Exportação de remédios tem controle na França

JULIO ABRAMCZYK

Médico fala em SP sobre glândula Folha Imagem
O médico Stephen J. Marx (foto), do Instituto Nacional de Saúde, Endocrinologia e Genética dos EUA, falou anteontem no Hospital das Clínicas sobre genética dos tumores das paratireóides (pequenas glândulas situadas ao redor da tireóide), um problema endocrinológico frequente devido a mutações nos genes. Stephen J. Marx apresentou suas pesquisas relacionadas com excesso de cálcio no sangue e baixo índice na urina. Discorreu sobre as alterações observadas no sensor de controle do cálcio situado nas paratireóides e as causas deste distúrbio, muitas vezes fatal em recém-nascidos.

A FRASE
"Em Reprodução Humana, quem se sente onipotente e orgulhoso está mais próximo da estupidez do que de Deus."
(Aníbal A. Acosta, professor de Ginecologia e Obstetrícia da Eastern Vírginia Medical School, na revista "Reprodução & Climatério, 1995).

O NÚMERO
110 ...mil novos casos de tuberculose ocorrem a cada ano no Brasil (Boletim da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, outubro/95).

Transplante cardíaco em criança tem bom resultado
Nos últimos dez anos o Serviço de Cirurgia Cardíaca do Hospital Universitário Rainha Sofia, de Córdoba, Espanha, realizou 220 transplantes cardíacos, dos quais 12 em pacientes com menos de 14 anos. Apesar de duas crianças não terem resistido à intervenção nos primeiros trinta dias, as outras dez evoluem bem sete anos após a cirurgia.

Santa Casa de SP tem curso para cardiologistas
O Serviço de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo promove a partir de janeiro mais um Curso Anual de Especialização em Ecodoplercardiografia, com duração de um ano. Como pré-requisito, os interessados deverão ter dois anos de residência em Cardiologia Clínica. Inscrições até 10 de janeiro. Informações com Nilza, tel. 220-2788.

Exportação de remédios tem controle na França
Remédios cujo uso está proibido na França, ou a autorização para sua venda no país tenha sido suspensa, não podem mais ser exportados para outros países desde junho do ano passado. Anteriormente a esta medida, drogas não autorizadas para venda em território francês podiam ser exportadas. O argumento dos laboratórios era que o controle de qualidade do medicamento deveria ser feito pelas autoridades sanitárias do país importador.

Texto Anterior: Umidade do ar prejudica exercícios na praia
Próximo Texto: Solitário 'aluga' família para o fim do ano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.