São Paulo, domingo, 24 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Solitário 'aluga' família para o fim do ano

ANTONIO ROCHA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pessoas que moram sozinhas ou vivem longe dos parentes vão "alugar" famílias para passar as festas de Natal e Ano Novo.
Alguns se dizem incomodados com a solidão e chegam a tomar "atitudes de desespero" para arranjar companhia. Fazem um "rodízio" e a cada ano festejam o Natal com uma família diferente.
Outros "adotaram" uma família e passam as festas com os parentes postiços. Há ainda quem se considere capaz de passar o Natal só.
O diretor de vídeo Roberto Algodoal Zabrockis Júnior, 29, já perdeu a conta dos Natais passados com famílias alheias. Ele diz que a cada ano festeja em um lugar diferente.
A mãe de Zabrockis morreu quando ele tinha 1 ano e meio. Seu pai se casou novamente e, desde cedo, o diretor morou com avós ou tios. A partir da adolescência, acostumou-se a passar o fim de ano na casa de amigos.
No dia de Natal, 25 de dezembro, ele costuma almoçar com o pai. "Mas na ceia do dia 24 geralmente estou com a minha companheira do momento", afirma.
Zabrockis, que já foi casado duas vezes, diz que já teve atitudes de desespero para não ficar sozinho no Natal. "Em 93, passei o Natal na casa da família de minha ex-mulher, de quem tinha me separado poucos meses antes", diz.
Neste ano, a escolhida é a atual namorada, com quem Zabrockis vai passar o Natal e o Ano Novo no interior de São Paulo.
Zabrockis trata o assunto com humor e dá dicas para os solitários não ficarem "na mão" no fim do ano. "Se você não tiver namorada ou namorado, ligue para os amigos dias antes de Natal e marque de passar a ceia com vários. Se algum furar, você não fica só".

Texto Anterior: Médico fala em SP sobre glândula; A FRASE; O NÚMERO; Transplante cardíaco em criança tem bom resultado; Exportação de remédios tem controle na França
Próximo Texto: Harpista já passou Réveillon só
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.