São Paulo, quarta-feira, 27 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Milho tende a se valorizar

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ano de 1996 será "perigoso" para o produtor rural, especialmente o de milho. É essa a avaliação do analista Paulo Molinari, da empresa Safras e Mercado.
Endividado, o produtor tende a vender depressa, para fazer caixa. Não é um bom expediente, diz o economista. O preço pode subir, passado o pico da colheita.
A dúvida é se o governo vai ter dinheiro para financiar as operações de comercialização da safra, afirma Molinari.
Quando há crédito disponível, o produtor toma dinheiro emprestado e, mesmo pagando juro, pode sair ganhando se o preço subir mais que o custo financeiro.
A vantagem para o produtor nacional é que será um ano difícil para os importadores. Com produção em baixa no mercado mundial, o milho apresenta preços firmes no exterior.
A alta dos preços do milho deve afetar pelo menos dois outros produtos: aves e suínos.
Os criadores acumularam queda de preços em 1995. Como o milho é o principal componente do custo de produção, uma alta acentuada do grão acabaria pesando, afirma José Carlos Teixeira da Silva, superintendente da APA (Associação Paulista de Avicultura).
O milho e o farelo de soja estão com preços competitivos, o que está tirando a rentabilidade do produtor, afirma Valdomiro Ferreira Jr., presidente da Associação Brasileira de Criadores de Suínos.
"O produtor não estava preparado para a globalização e a nova exigência de competitividade", afirma.
(EB)

Texto Anterior: Preço baixo traz desemprego
Próximo Texto: Bovespa sobe 0,47% com poucos negócios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.