São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diga 'até logo' ao seu regime em Courchevel

EDSON FRANCO
DO ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

Já foi dito que os franceses não se alimentam, se deliciam. O autor dessa frase deve ter frequentado os restaurantes de Courchevel, em especial o Le Chabichou e o Le Chardon Bleu.
Liderado pelo solícito Michel Rochedy, o Le Chabichou tem um pecado que se converte em dádiva: seus salões de parede branca e mobiliário em pátina são extremamente claros.
Se, por um lado, o excesso de luz chega a ferir os olhos, por outro, deixa mais nítido o esmero na preparação e decoração dos pratos idealizados por Rochedy.
Na entrada, pãezinhos crocantes dão as boas-vindas. Aqui cabe uma observação: o que conhecemos como pão francês pouco tem a ver com os pãezinhos servidos nos restaurantes franceses.
Mais consistentes que os nossos, os pãezinhos de lá estão bem próximos do pão italiano.
Para começar a refeição propriamente dita, peça uma salada daquela folha que os franceses chamam de endívia e que parece uma alface com hematomas nas pontas.
Ao seu sabor pronunciado e levemente amargo, Rochedy adicionou pequenos cubos de torrada crocante e um delicado molho à base de azeite.
Como prato principal, o guisado de lagosta acompanhado de legumes cozidos faz as honras da casa.
Depois, vem a bandeja de queijos. Dá para entender por que Charles de Gaulle (1890-1970) disse ser impossível governar um país com mais de 360 tipos de queijos. Qualquer que seja a sua escolha, você sempre ficará com a impressão de ter perdido algo.
Além dos pães e dos queijos, o Le Chardon Bleu prepara carnes como poucos. Não deixe de experimentar o coelho ao molho de vinho tinto. Tenha cuidado com os ossos.
Sob nenhum pretexto saia do Le Chardon Bleu sem provar seu chope.
Numa linha menos profissional, mas mais poética e caseira, o restaurante La Sivolière tem, em relação aos anteriores, a vantagem de ser o mais barato. Seu menu fixo custa US$ 58.
A poesia começa na entrada, batizada de prelúdio.
Pães variados começam a refeição que será composta pela salada de endívias, os queijos e pratos com frutos do mar. Tudo muito correto, mas sem um brilho.
(EF)

LE CHABICHOU: tel. (33) 7908-0055; LE CHARDON BLEU: tel. (33) 7908-3130; LA SIVOLIÈRE: tel. (33) 7908-0833

Texto Anterior: Estação é reduto de cordialidade
Próximo Texto: Aprenda a arte de esquiar sem cometer deslizes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.