São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a arte de esquiar sem cometer deslizes

EDSON FRANCO
DO ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

Há poucas coisas mais rebeldes e incontroláveis que um par de esquis sob os pés e sobre a neve. Se você for esquiar pela primeira vez, jamais dispense um instrutor.
Antes das aulas, caso você não possua seu próprio equipamento, é preciso ir a uma loja de artigos esportivos e alugar (ou comprar) esquis, botas e bastões.
Prepare-se para gastos em torno de US$ 300 para uma semana de utilização do equipamento.
Para quem já teve o pé engessado, as botas para esqui não são novidade. Elas são rígidas. Escolha uma que fique firme, mas que não pressione demais sua canela.
Com as botas nos pés, começam as dificuldades. Subir uma escada parece mais difícil do que escalar a Muralha da China. De costas.
A aula começa em um trecho de montanha quase plano.
Primeiro, o instrutor vai ensinar a manter os esquis paralelos e que o pretendente a esquiador deve sempre olhar para a frente, nunca para os pés.
Aprendido o posicionamento, o instrutor ensina então como usar os bastões para obter impulsão.
Não se empolgue. Lembre-se de que a lição sobre freios ainda não foi ministrada. Ela é a próxima. Você aprenderá a abrir os calcanhares de maneira que os esquis formem um "v".
Se dá certo, ótimo, os esquis freiam. Se não, você corre um entre três riscos.
O primeiro é aprender a fazer curvas involuntariamente. O segundo é atropelar algumas das crianças que deslizam em bacias de plástico. O último, e pior, é os calcanhares não pararem de abrir e você fazer uma abertura de pernas que daria cãibras em bailarina.
Esquiadores e esquis nem sempre concordam quanto à direção que deve ser seguida. Isso provoca a maioria dos tombos.
Ao cair pela primeira vez, você é tomado por um sentimento que funde embaraço e frustração.
O embaraço vem da sensação de que todos estão te olhando. A frustração aparece quando você nota que ninguém deu a mínima. Afinal, nesse trecho da montanha, quase todo mundo cai.
(EF)

ONDE ALUGAR ARTIGOS PARA ESQUI:
Courchevel
Annapurna Sports, tel. 7908-0460; Bernard Orcel Sports, tel. 7908-2351; Jean Blanc Sports, tel. 7908-3346; Patrice Sports, tel. 7908-3345
Val d'Isère
Alpsports, tel. 7906-0291; Billabong, tel. 7906-0954; Clinique Du Ski, tel. 7941-1314; Killy Sports, tel. 7906-0553; Précision Ski System, tel. 7906-2336; Top Ski Service, tel. 7906-1480

Texto Anterior: Diga 'até logo' ao seu regime em Courchevel
Próximo Texto: Santos Dumont praticou o esporte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.