São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercado influencia correções

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio), Luiz Antônio Pompéia, diz que está correta a decisão de aproximar dos valores de mercado a base de cálculo para o IPTU.
"Mas, em alguns casos, o valor venal pode estar acima do valor de mercado", afirmou Pompéia, que é membro do Conselho Municipal de Valores Imobiliários, órgão formado por representantes da sociedade civil e que auxilia a prefeitura na elaboração da PGV (Planta Genérica de Valores).
Segundo ele, tem fundamento a tese segundo a qual as áreas nobres da cidade estão "consolidadas" e, por isso, a variação do preço do metro quadrado é menor.
Pompéia afirma que na periferia a alteração dos bairros, especialmente com a melhoria da infra-estrutura, faz o valor do metro quadrado flutuar. Por isso, a correção da PGV nos bairros mais afastados tende a variar mais.
Para ele, não tem sentido se falar em zona leste como um bloco. "No Tatuapé, há áreas mais valorizadas do que no Morumbi."
O diretor da Embraesp propõe que a média dos valores venais passe de 70% do valor de mercado para 80% deste valor em 15 anos.
O diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias da Secretaria Municipal das Finanças, Sérgio Ghirelli, afirmou que a Prefeitura de São Paulo está aproximando os valores venais dos imóveis aos valores de mercado.
"A maior prova de que não há excesso é a quantidade de reclamações -praticamente zero- sobre o valor venal", disse Ghirelli.
Ele afirmou ainda que, no último ano da administração do PT, a Planta Genérica de Valores foi reajustada abaixo da inflação.
"Isso trouxe os valores venais para a média de 26% dos valores de mercado", disse Ghirelli. A recuperação nas áreas mais nobres da cidade, segundo ele, foi feita logo no início da atual gestão.
"Em áreas nobres foi mais fácil perceber que havia discrepância entre o valor lançado e o valor de mercado", afirmou.
Para os próximos anos, Ghirelli prevê pequenas correções -que chama de sintonia fina.

Texto Anterior: Câmara aprova aumento de 9,2% do IPTU para 96
Próximo Texto: Veja o que é a planta de valores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.