São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fotógrafo francês retrata a Bahia

DA SUCURSAL DO RIO

Exposição: Bahia: São Francisco, Recôncavo, Salvador
Fotógrafo: Marcel Gautherot
Onde: Casa França-Brasil (r. Visconde de Itaboraí, 78, Rio, tel. 021/253.5366) Quando: de terça a domingo, de 10h às 20h.
Quanto: entrada franca.

Cenas do cotidiano do povo da Bahia, sob o olhar do fotógrafo francês Marcel Gautherot, estarão na exposição de fotografias da Casa França-Brasil, na próxima semana no Rio.
As 90 fotos da mostra "Bahia: Rio São Francisco, Recôncavo, Salvador" foram retiradas do livro homônimo lançado pela Nova Fronteira com patrocínio do Banco da Bahia. O banco distribuiu o livro a clientes.
Fotógrafo, desenhista e arquiteto em Paris, Gautherot apaixonou-se pelo Brasil no final dos anos 30, depois de ler uma tradução francesa de Jubiabá, de Jorge Amado. Hoje, aos 85 anos e com saúde debilitada, vive no Flamengo (zona sul do Rio).
Gautherot desembarcou em Belém do Pará no final dos anos 30. Viajou pelo rio Amazonas para registrar a vida das tribos indígenas, quando contraiu malária. Foi tratar-se no Rio, onde fez amigos que o convidaram para trabalhar no Serviço de Patrimônio Histórico.
Identificado com o grupo modernista, Gautherot foi amigo dos poetas Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade e do arquiteto Lúcio Costa.
Na viagem pelo rio São Francisco, Gautherot direcionou seu olhar para cenas populares, como as carrancas -esculturas de pedra, madeira ou metal que ornamentam os barcos que descem o rio.
A exposição se divide em duas partes: os sertões e a capital baiana, Salvador. Na primeira, a câmera passeia pelo rio São Francisco, pela cachoeira de Paulo Afonso e por cidades do interior.
As cenas de Salvador mostram a lavagem das escadarias da igreja do Senhor do Bonfim e o carnaval. Todas as fotos são em preto e branco.

Texto Anterior: Laura Rónai e Fagerlande fogem do didatismo
Próximo Texto: EUA batem recorde de bilheteria em 95
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.