São Paulo, sexta-feira, 29 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Plantas aromatizantes possuem efeitos similares aos de anfetaminas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Revista dos Farmacêuticos Austríacos publica que noz-moscada, cravo, canela e gengibre contêm substâncias semelhantes a anfetaminas e outras semelhantes a opiáceos. Este pode ser o segredo do agradável impacto que estas plantas têm sobre o ânimo das pessoas.
Por exemplo, cinco gramas de noz-moscada podem ter efeito alucinógeno. Entre duas e cinco horas depois de ter sido ingeridas, produzem ligeiras perturbações na consciência e até alucinações, além de mudar a sensação de tempo e de espaço, diz a revista.
Hildegard von Bingen, monja alemã do século 12 escreveu sobre a noz-moscada: "Ela abre o coração, purifica a mente e dá bom entendimento". Acrescenta que, se ingerida com bom senso, "alegra o espírito".
Segundo os farmacólogos, os agentes ativos na noz-moscada se transformam no corpo humano em anfetamina, mas ela não oferece muito risco, já que, se consumida em excesso, o corpo desenvolve aversão a seu sabor.
Por outro lado, os cravos e seu extrato eram conhecidos como antisépticos e, no passado, eram recomendados contra a peste e para tratamento do cólera.
Na Indonésia, o azeite de cravo ainda é usado para aromatizar cigarros e seu efeito serve como analgésico para possibilitar o consumo de tabacos mais fortes sem sensação de irritação ou dor.
A canela excita, acelera o pulso e a respiração, provoca suor e estimula a atividade intestinal. Estes sintomas são seguidos de paralisia, depressão e sonolência.
O azeite de canela era usado nos anos 30 na produção de cigarros com o mesmo efeito da maconha. A canela pode ser mais eficaz contra sintomas de estresse estomacal que fármacos usados contra úlcera.
Os expertos atribuem ao gengibre um efeito analgésico e sedativo e, como nos opiáceos, essa substância retarda o movimento peristáltico, o que pode significar que contenha opiáceos ou que provoque a produção dos mesmos no organismo. Alguns medicamentos modernos contra o enjôo em viagens contêm extratos de gengibre. A medicina nipo-chinesa o aplica contra sintomas de angústia, depressão, vômitos e diarréia.

Texto Anterior: Cidade se aproxima do mundo em 1995
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.