São Paulo, domingo, 31 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perot abre crise no bipartidarismo

DE WASHINGTON

O sistema bipartidário nos EUA tem sobrevivido, incólume, nos últimos 220 anos. Neste período, o candidato que mais votos obteve num terceiro partido foi Theodore Roosevelt, em 1912, com 27,4%.
Mas Roosevelt, de fato, era apenas um dissidente republicano, que resolveu desafiar o seu colega de partido, o então presidente, William Taft. Como se Jesse Jackson resolvesse concorrer com Clinton.
Em 1992, o empresário Ross Perot conseguiu 18,7% dos votos como independente e, com isso, deu a Casa Branca para Clinton.
Para 1996, Perot organiza um terceiro partido, chamado da Reforma, do qual será o provável candidato à Presidência.
Perot, um bilionário texano de 65 anos, teve em 1992 sua grande chance de quebrar a tradição e se tornar o primeiro presidente dos EUA eleito sem o apoio da estrutura de um dos grandes partidos.
Mas sua personalidade errática o fez desistir da campanha quando estava no topo, retornar a ela quando estava por baixo e, na prática, liquidar suas chances de viver e trabalhar na Casa Branca.
O crescente descrédito público nos dois grandes partidos mantém a possibilidade de, um dia, alguém de fora deles se eleger.
A mais recente pesquisa de opinião pública sobre o tema diz que 45% dos consultados se consideram independentes. Outra mostra que 63% gostariam de votar este ano em um candidato que não fosse Clinton ou Dole.
Além de Perot e seu Partido da Reforma, diversas outras agremiações vão estar nas cédulas eleitorais na maioria dos Estados, mas suas chances de vitória são nulas.
O nome mais conhecido é o do líder da defesa dos direitos do consumidor Ralph Nader, 61, que na semana passada aceitou ser o candidato pelo Partido Verde.

Texto Anterior: Clinton imita Reagan para se reeleger
Próximo Texto: Dole enfrenta desconfiança de republicanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.