São Paulo, quinta-feira, 2 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senac ensina moda com metódo francês

SUZY CAPÓ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Está chegando ao Brasil o método Esmod para o ensino de moda. É que, a partir deste ano, o Centro de Moda e Decoração do Senac passa a oferecer cursos de modelagem e estilismo seguindo a metodologia da Ecole Supérieure des Arts e Techniques de la Mode (Esmod). Os cursos resultaram de um convênio de cooperação técnica firmado entre as duas instituições.
A Esmod foi fundada em Paris, em 1841 por Alexis Lavigne, inventor do manequim e da fita métrica. A escola é hoje um dos mais tradicionais centros de ensino de moda em todo o mundo, com franquias na Tailândia, Japão, Marrocos, Coréia do Sul, Noruega e Alemanha. Conhecida principalmente pelo material e técnica de ensino nessa área, a Esmod também mantém vários programas de intercâmbio com centros de ensino importantes como a F.I.T., em Nova York, e a F.I.D.M., em Los Angeles.
Segundo a coordenadora do centro de Moda e Decoração do Senac, Vivien Chivalski, 31, o convênio firmado com a escola francesa visa justamente o aprimoramento da estrutura didática dentro do ensino de moda no Brasil.
Para tanto, dois professores da Esmod em Paris, Isabelle Elizeon e Christian Costemalle, estarão dando aulas no Senac durante o primeiro semestre. Além de repassar informações da Esmod para os alunos, Elizeon e Costemalle estarão preparando os professores do Senac em termos de tecnologia e didática.
O programa está sendo adaptado de acordo com a realidade do mercado brasileiro, a começar pela sua carga horária. Segundo Chivalski, esses cursos em Paris são "integralíssimos", ou seja, o aluno passa o dia inteiro na escola. No Senac, os cursos de modelagem e estilismo serão oferecidos em dois turnos, manhã ou noite, "para que o aluno possa ganhar a vida trabalhando, de preferência, dentro do mercado de moda", explica Chivalski.
Além disso, foi constituída uma equipe de consultores, formada por profissionais brasileiros que estudaram na Esmod —entre eles José Gayegos—, que estará trabalhando junto aos professores franceses na adaptação dos cursos. Segundo Chivalski, esse reajuste poderá ser verificado na pesquisa de material, no desenvolvimento de dossiês com temas brasileiros e até mesmo nos manequins importados da França, que apresentarão aquelas famosas polegadas a mais nos quadris. "Os professores franceses estarão atuando principalmente no desenvolvimento técnico e metodológico dos alunos", garante Chivalski.
(SC)

Informações: Centro de Moda e Decoração
tel. (011) 263-1311
Endereço: av. Francisco Matarazzo, 249, 3º andar
Duração do curso (primeira fase): 13/03 a 14/12
Inscrições até o dia 08/02
Requisito: 18 anos e 2º grau completos

Texto Anterior: Irmãos Scott compram os estúdios Shepperton
Próximo Texto: Curso desenvolve aptidão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.