São Paulo, sexta-feira, 3 de fevereiro de 1995
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Sistema hidráulico controla os freios

DA REPORTAGEM LOCAL

Boeings como o 737-200 têm dois sistemas hidráulicos. Quando um falha, o outro entra em ação automaticamente. O sistema é formado por um conjunto de tubos e mangueiras por onde passa uma mistura de óleo e ar.
O sistema é responsável pela operação do trem de pouso, pelo controle do avião no solo e pelo sistema de frenagem (rodas e flaps).
No acidente de ontem, a pane no sistema hidráulico atingiu apenas os flaps (abas que ficam na parte de trás das asas e que ajudam o avião a frear).
Segundo o presidente do Sindicato dos Aeronautas, José Caetano Lavorato Alves, 47, se a pane tivesse atingido também os freios das rodas ou o sistema de direção do avião, o acidente teria se transformado numa catástrofe.
A Vasp não divulgou as causas da pane. Para Lavorato, uma das hipóteses do defeito é o rompimento de uma das mangueiras que controla o funcionamento dos flaps.
Num vôo normal, os flaps são acionados minutos antes do avião tocar o chão para diminuir a velocidade da aeronave.
Sem os flaps, o avião aterrissa em velocidade alta, sobrecarregando os freios das rodas.
Como o vôo 957 estava lotado, o excesso de peso dificultou ainda mais a parada do avião.
Segundo Lavorato, mesmo com a pane hidráulica, os flaps poderiam ter sido acionados parcialmente. "Só o piloto do avião poderá dizer o que aconteceu."
Lavoratto afirmou que manutenções preventivas podem evitar panes como a que provocou o acidente de ontem. "Mas não dá para garantir que o defeito foi causado por falta de manutenção."

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