São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruth discute qualidade de vida em Portugal

CLÁUDIA TREVISAN
ENVIADA ESPECIAL A LISBOA

A primeira-dama brasileira, a antropóloga Ruth Cardoso, teve ontem um dia de trabalho em Portugal, onde participa de reunião da Comissão Independente sobre População e Qualidade de Vida.
Ela chegou pouco antes das 10h ao Hotel Tívoli, em Sintra (22 Km de Lisboa). A previsão era de que o grupo ficasse reunido até as 18h.
Ruth é um dos 18 integrantes da comissão, que é presidida pela ex-primeira-ministra portuguesa Maria de Lurdes Pintasilgo.
A reunião tem a função de preparar o esboço do documento final da comissão, que deverá ser discutido em um novo encontro, provavelmente em abril, em Bruxelas.
Maria de Lurdes Pintasilgo diz que o texto definitivo trará sugestões para o enfrentamento do problema do aumento populacional e para a melhoria da qualidade de vida no planeta.
O documento será distribuído para governos de diferentes países, dirigentes de empresas, comunidade científica e imprensa.
Uma das preocupações centrais do grupo, segundo Maria de Lurdes, é o estado de pobreza absoluta a que grande parte da população mundial está submetida.
Nesse ponto, uma das propostas em discussão é a criação de um imposto sobre transações internacionais. Os recursos seriam geridos por um organismo supranacional que financiaria projetos de combate à pobreza em diferentes pontos do planeta.
Em um dos intervalos da reunião de ontem, Ruth disse aos jornalistas que não daria entrevista para não atrapalhar o andamento dos trabalhos.
Bem-humorada, voltou a reclamar do assédio da imprensa com uma ameaça. "Vou começar a andar atrás de vocês com um bloquinho e uma máquina fotográfica, fazendo perguntas".
Em seguida, lembrou que viveu situação semelhante quando fazia pesquisas em favelas. Durante uma das visitas, seu grupo encontrou um favelado que decidiu entrevistar os pesquisadores.
Ruth não quis falar nem mesmo das propostas em discussão no grupo. Disse que havia cerca de 170 sugestões em debate e que a manhã de ontem havia sido consumida por um único tema: a definição de qualidade de vida.
Desde dezembro de 1992, a comissão realizou encontros regionais na África, América do Norte, Ásia, América Latina, sudeste asiático e Europa.
Ruth ficará em Portugal até terça-feira. Ela está hospedada na casa do embaixador brasileiro no país, José Aparecido.

Texto Anterior: Krause manda rever obra do S. Francisco
Próximo Texto: Polícia liberta médico sequestrado no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.