São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jumento do Estado não se reproduz e perde emprego

Comprado pelo governo, animal está em sítio particular

CARLOS MAGNO DE NARDI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em dezembro de 1990, no fim do governo Orestes Quércia (1987-1991), o Estado comprou um jumento para um programa de reprodução animal executado pela Secretaria da Agricultura. Só que o jumento se negou a cumprir a tarefa que lhe destinou o governo do Estado.
A saga do jegue estatal é uma sucessão de erros, a começar pela compra. Normalmente, quem adquire esses animais é a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) ou o Instituto de Zootecnia do Estado.
No caso desse jegue, a negociação foi feita pelo próprio gabinete do secretário de Agricultura. O pacote incluía, além do jumento raça pêga, 11 cavalos percheron. No total, o Estado gastou US$ 42 mil dólares segundo dados da própria Secretaria da Agricultura.
Depois de um período "lotado" no gabinete do secretário, foi "comissionado" em Magda (533 km a noroeste de São Paulo), no projeto Posto de Monta.
Em agosto de 93, por solicitação da Cati, gerenciador do programa, o projeto foi suspenso. Não surgiram interessados em tração animal, e as prioridades da coordenadoria eram bovinos de leite, corte e suinocultura.
Na mesma data em que pediu a suspensão do projeto (oito meses depois da compra dos animais), a Cati apresentou um relatório sobre o jegue: "O animal, um jumento da raça pêga, tem problemas de fertilidade, não tendo realizado nenhuma cobertura (cruzamento)".
Inútil e sem "comissionamento", o jumento foi parar no Sítio do Pardal, em Magda, propriedade de um engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, José Roberto Vita.
"Já mandei várias cartas para a secretaria pedindo a remoção do animal, mas ninguém me atende. Ele só me traz prejuízos", diz o agrônomo.
Indócil, o jumento já quebrou várias vezes a cerca e briga constantemente com cavalos e éguas do sítio.

Texto Anterior: OS TENTÁCULOS DO ESTADO
Próximo Texto: Covas lista as privatizáveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.