São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tela requer cuidados extras

O número de negócios realizados no mercado de arte vem crescendo gradativamente desde o Plano Real, em julho do ano passado.
As peças mais negociadas são, sem dúvida, os quadros. Mas comprá-los e conservá-los requer cuidados, para que você não faça um mau negócio e as obras não percam valor, diz o restaurador e perito Renato Rinaldi.
Com pouca tradição no Brasil, o mercado de arte é pouco organizado. Por isso, o risco de cair nas mãos de aventureiros e acabar com uma obra falsificada é maior.
Assim, antes de cair na tentação de comprar um quadro de um autor consagrado por um preço baixo, consulte um perito no assunto.
Segundo Rinaldi, o restaurador avalia, através de exame com luz ultravioleta e outros mais sofisticados, a idade da tela, sua autenticidade, se houve restauração e qual a sua extensão, se os reparos foram feitos de forma correta etc.
"É comum aparecerem telas datadas de 1600, por exemplo, pintadas sobre uma trama de algodão industrializada, que não existia na época", diz ele. Obviamente, são falsificadas.
Rinaldi diz ainda que um quadro bem restaurado não perde valor. Já os que precisam de reparos podem ter o preço muito reduzido.
"É difícil avaliar o custo de uma restauração em função do estado da peça. Uma tela suja e rasgada pode perder muito preço e, no entanto, sua restauração ter um custo baixo", diz ele.
Rinaldi dá ainda algumas dicas para você conservar seus quadros:
1 - Nunca limpe a tela. Limpe apenas a moldura e somente com um pano seco. A cada cinco anos, contrate um profissional para fazer uma limpeza mais profunda.
2 - Coloque o quadro longe da luz do sol e de plantas, que têm insetos e umidade. Se iluminar diretamente a tela, use lâmpadas frias.
3 - Finalmente, use uma trança de três arames para prender o quadro na parede. Dê preferência ao cobre, que repele cupins e traças.

Texto Anterior: SIGA AS DICAS AO COMPRAR MOEDA ESTRANGEIRA
Próximo Texto: Saque da conta corrente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.