São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
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ISO 9000 exige estruturação da micro e pequena

DA REPORTAGEM LOCAL

As micro e pequenas empresas precisam se estruturar adequadamente antes de obter o certificado ISO 9000 —norma para um sistema de qualidade.
Somente depois de concluído esse processo é que a empresa poderá passar para as etapas seguintes, que são a consolidação e a expansão dos negócios.
"Sem esse processo de estruturação a empresa não sobreviverá", afirma o engenheiro João Antonio Mattei, 33, consultor da SGS do Brasil, consultoria do Grupo Société Générale de Surveillance especialista em projetos de qualidade total para micro e pequenas empresas.
Em palestra na Folha para a série "A Busca da Qualidade Total", Mattei falou sobre os passos que as micro e pequenas precisam seguir para obter a ISO 9000.
Para se estruturar a empresa precisa conhecer seus custos, administrar os estoques, dimensionar sua capacidade e seu mercado, melhorar a produtividade, profissionalizar o comando (staff) e buscar a informatização.
Há vários requisitos e respectivas premissas para atendimento que levam a empresa a obter a ISO 9000. A primeira delas é que a política da qualidade precisa ser entendida por todos. Além disso, é preciso ter responsabilidades e autoridades claramente definidas.
Mattei aponta duas premissas básicas para o atendimento desses requisitos: comprometimento integral da administração e estrutura organizacional definida.
As vendas devem ser feitas mediante criteriosa análise de capacidade para que a entrega do que foi solicitado ocorra no prazo. Enfim, a empresa deve cumprir o óbvio —atender todos os compromissos assumidos.
Para isso, as premissas são uma comunicação correta entre as equipes de venda e de produção e, nos momentos de tomada de decisão, a política da empresa é que deve determinar a ação a ser seguida.
Mattei listou uma série de outros requisitos que uma empresa precisa atender para melhorar seu desempenho a caminho da ISO 9000. Em síntese, o planejamento é fundamental para a sobrevivência da empresa.

Diferenças
O consultor da SGS afirma que as grandes e pequenas empresas têm estruturas organizacionais com características diferentes. Daí a estruturação ser uma necessidade para quem pretende a ISO 9000.
Mattei diz que a estrutura da alta administração da pequena empresa é operacional; na grande, a administração tem funções gerenciais; na pequena, as decisões são centralizadas no dono; na grande, a estrutura é profissionalizada.
As diferenças também são marcantes em tecnologia, recursos financeiros e relação com fornecedores, clientes e funcionários. Em geral, a pequena empresa sempre se encontra em desvantagem.
Apesar disso, o nível de exigência dos padrões de qualidade dos produtos é igual tanto para a grande quanto para a pequena empresa, afirma Mattei.
O consultor listou cinco vantagens que as pequenas têm sobre as grandes; estas, entretanto, têm oito vantagens sobre aquelas. Uma das vantagens que a pequena sempre tem sobre a grande empresa é com relação à comunicação.
Isso ocorre, segundo o consultor, porque na pequena os funcionários estão vivendo o que acontece no dia-a-dia. Assim, é mais fácil passar as idéias, afirma.
Nos últimos anos, segundo Mattei, as pequenas empresas têm investido na busca da ISO 9000 primeiro para crescer e, depois, para sobreviver. Ele diz que o certificado é uma ferramenta importante para a empresa.
"É um processo trabalhoso e custa muito dinheiro, mas não é impossível. O certificado é apenas o começo. A partir dele a empresa estará preparada para melhorar a qualidade de seus produtos."

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