São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995 |
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Redes de fast food vão contratar 8.676
DENISE CHRISPIM MARIN
O setor de fast food, que emprega no país cerca de 60 mil pessoas, aponta para um crescimento da ordem de 40% em 1995, segundo censo da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Essa estatística, no entanto, não leva em conta franquias recém-instaladas no país, como é o caso da Subway, que entrou no mercado nacional no ano passado, com loja própria, mas que deve se expandir a partir de maio. Tampouco projeta a expectativa de entrada de novas redes internacionais. A Ponderosa International deve abrir ainda este ano no Brasil seus restaurantes especializados em churrasco. A America's Favorite Chicken Company também estuda a abertura de suas duas redes especializadas em pratos à base de frango —Popeye's Famous Fried Chicken e Churchs Chicken. A expansão das grandes redes de fast food já instaladas no país, em 95, deve ser dirigida para as regiões Nordeste e Sul do país. As novas franquias devem primeiro conquistar os mercados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Há ainda a possibilidade de expansão de redes solitárias, como a Mei Mei, de comida chinesa, que conta com nove lojas próprias em São Paulo e espera franquear unidades em outras praças. As redes de fast food costumam não ser muito exigentes no recrutamento de funcionários para a tarefa de atendimento e suporte. Na maioria dos casos, a exigência se resume a 1º grau completo e idade mínima entre 14 e 18 anos. Experiência anterior não pesa na seleção porque as franquias tendem a treinar sua mão-de-obra e preferem profissionais sem hábitos dos concorrentes. Próximo Texto: Programas formam executivos Índice |
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