São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Próximo Texto | Índice

Redes de fast food vão contratar 8.676

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

As franquias de alimentos devem se tornar uma das mais prodigiosas fontes de empregos este ano. Nove empresas consultadas pela Folha prometem inaugurar, no total, 212 lojas no país e recrutar 8.676 profissionais.
O setor de fast food, que emprega no país cerca de 60 mil pessoas, aponta para um crescimento da ordem de 40% em 1995, segundo censo da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Essa estatística, no entanto, não leva em conta franquias recém-instaladas no país, como é o caso da Subway, que entrou no mercado nacional no ano passado, com loja própria, mas que deve se expandir a partir de maio.
Tampouco projeta a expectativa de entrada de novas redes internacionais. A Ponderosa International deve abrir ainda este ano no Brasil seus restaurantes especializados em churrasco.
A America's Favorite Chicken Company também estuda a abertura de suas duas redes especializadas em pratos à base de frango —Popeye's Famous Fried Chicken e Churchs Chicken.
A expansão das grandes redes de fast food já instaladas no país, em 95, deve ser dirigida para as regiões Nordeste e Sul do país. As novas franquias devem primeiro conquistar os mercados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Há ainda a possibilidade de expansão de redes solitárias, como a Mei Mei, de comida chinesa, que conta com nove lojas próprias em São Paulo e espera franquear unidades em outras praças.
As redes de fast food costumam não ser muito exigentes no recrutamento de funcionários para a tarefa de atendimento e suporte.
Na maioria dos casos, a exigência se resume a 1º grau completo e idade mínima entre 14 e 18 anos.
Experiência anterior não pesa na seleção porque as franquias tendem a treinar sua mão-de-obra e preferem profissionais sem hábitos dos concorrentes.

Próximo Texto: Programas formam executivos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.