São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
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Programas formam executivos

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Grandes redes de fast food periodicamente selecionam recém-formados em universidades para seus programas de trainees.
A intenção das empresas é driblar a carência no mercado de executivos adequados para assumir funções de gerência e diretoria de lojas e da área administrativa.
Franquias como Pizza Hut, KFC, Subway, Bob's e McDonald's contam com programas regulares e com duração variada, de 90 dias a um ano.
Em geral, aulas teóricas são alternadas com trabalho nas próprias lojas —mesmo para quem vai assumir um cargo administrativo.
Alexandre Jannoni, 24, formado em Administração de Empresas há um ano, está atualmente aprendendo a preparar massa, montar uma pizza, servir e cuidar da limpeza da loja da Pizza Hut no Shopping Center Norte, em São Paulo.
Quando terminar o programa de trainee, em 96, ele deve assumir um cargo de gerente no escritório administrativo da rede.
"Aprender como é a rotina de uma loja é como dominar mais uma ferramenta necessária para futuras e inevitáveis decisões", diz Jannoni, que antes fez estágio em bancos e corretoras de valores.
Há dez anos, Wander Ricardo Ligabó, 38, seguiu os mesmos passos de Jannoni e se deu bem. Formado em engenharia civil, ele deixou uma empresa especializada em drenagem de solos para ser trainee do McDonald's.
Começou como 2º assistente de gerência de uma loja e hoje é gerente de operações da rede, responsável por todas as lojas da zona sul da cidade de São Paulo e do interior do Estado de São Paulo. "Rasgo meu diploma para não voltar para a engenharia", diz.
(DCM)

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