São Paulo, domingo, 5 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura compra filmes 'esquecidos' e inéditos

Entre os destaques do lote estão "Othello" e "O Picolino"

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede Cultura vai reforçar este ano sua programação de filmes. A emissora adquiriu cinco pacotes com obras inéditas ou há muito tempo ausentes da televisão.
São mais de cem filmes: 36 longas-metragens britânicos das décadas de 80 e 90, 25 clássicos da produtora americana RKO, 14 filmes do grande produtor húngaro-britânico Alexander Korda, sete longas produzidos pela Radiotelevisión Espa¤ola e seis chanchadas de Watson Macedo, além de clássicos "avulsos", como "Othello", de Orson Welles, e "La Terra Trema", de Visconti.
A Cultura vai escoar esse acervo ao longo de todo o ano. Sábado próximo ela leva ao ar o telefilme britânico "Mãos Assassinas" (1990), sobre uma aventura de Sherlock Holmes.
Mas a programação esquenta mesmo é no Carnaval, quando será exibido um miniciclo dedicado a Fred Astaire.
"O Picolino", "Voando para o Rio" e "Ritmo Louco" vão deleitar aqueles que preferem a leveza de Astaire ao batuque das escolas de samba.
Ainda no Carnaval, a emissora exibe duas curiosidades: o mexicano "O Bolero de Raquel", estrelado por Cantinflas, e o brasileiro "Mineirinho Vivo ou Morto", com Jece Valadão e Leila Diniz.
O melhor da programação, entretanto, são mesmo os grandes clássicos americanos, como a comédia maluca "Levada da Breca", de Howard Hawks, "O Delator", de John Ford, e "Punhos de Campeão", de Robert Wise, um dos melhores filmes sobre boxe já feitos.
Há ainda, no pacote da RKO, "Diabo Feito Mulher", faroeste de Fritz Lang estrelado por Marlene Dietrich, "O Corcunda de Notre Dame" (a versão de 1939, com Charles Laughton) e "Jornada do Pavor", de Norman Foster, roteirizado, produzido e estrelado por Orson Welles.
A Cultura comprou também as minisséries espanholas "El Quijote" e "El Dorado", a japonesa "The Shin Totsukawa Story" e a britânica "Lipstick on My Collar".

Texto Anterior: "MTV reclama de 'interpretação' "; "Globo: reprise Agatha Christie"
Próximo Texto: "Melhor de Todos" erra em pergunta sobre papas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.