São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investidor critica Congresso

ANTONIO CARLOS SEIDL; ROGÉRIO SIMÕES
DE LONDRES E DO ENVIADO ESPECIAL

A oposição corporativista às reformas estruturais propostas por FHC e a "imprevisibilidade" do Congresso são os principais obstáculos ao futuro do Plano Real e à volta dos investimentos estrangeiros ao mercado de ações do Brasil.
Os investidores estrangeiros vão adotar, nos próximos meses, uma atitude de "ver para crer", esperando que o governo supere "o maior problema do país: a natureza de seu Congresso".
A opinião é de Stephen Rose, presidente da corretora britânica Stephen Rose & Partners, administradora de investimentos estrangeiros no valor de US$ 40 milhões por mês nas bolsas brasileiras.
Na conferência sobre investimentos no Brasil, ontem, em Londres, Rose afirmou que o Congresso tem sido "um dos últimos redutos do velho Brasil: egoísta, populista, de pensamento pequeno e determinado a apenas preservar seus próprios interesses".

Ciro e as mudanças
O presidente Fernando Henrique Cardoso tem todas as condições de aprovar as mudanças constitucionais necessárias, na opinião do ex-ministro Ciro Gomes.
"Hoje, Fernando Henrique e sua maioria no Congresso só não farão as reformas que não quiserem fazer", disse Ciro, durante a conferência de ontem.
Para Ciro, já a partir de 16 de fevereiro o novo Congresso poderá começar a trabalhar nas reformas defendidas pelo governo federal.
Segundo o ex-ministro da Fazenda, os parlamentares do PMDB podem ser conquistados para atuar a favor das reformas deste ano.
Para isso, diz ele, o governo tem duas maneiras de atrair os peemedebistas. A primeira, pela pressão popular. A segunda, para Ciro "não tão nobre quanto a primeira", seria a negociação com base em cargos.
O cientista político Sérgio Abranches, também presente, disse que o momento político e social é favorável.
(Antonio Carlos Seidl e Rogério Simões)

Texto Anterior: Governo quer BC independente, diz Gustavo Franco
Próximo Texto: Governo marca leilão da Escelsa para 10 de maio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.