São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Menores infratores expõem no Rio

DANIELA RIBEIRO
DA SUCURSAL DO RIO

Trinta menores infratores expõem a partir de hoje 50 quadros no Shopping Center da Gávea, na Gávea, (zona sul do Rio).
Este é o resultado do curso de pintura que o artista plástico Antonio Veronese, 41, autor do painel "Famine", símbolo da Campanha Ação da Cidadania, desenvolveu com eles, a pedido da Secretaria Municipal da Cultura.
Os menores, de 12 a 19 anos, saíram do Criam da Penha, da Fundação São Martinho, da Casa de Acolhida da Pastoral do Menor e do projeto "Se essa rua fosse minha...". Entre as infrações estão assaltos, tentativas de homicídio, agressões e furtos.
Eles trabalharam durante um mês. Pintaram marinas, paisagens, abstratos e mulheres. Alguns quadros têm como tema a morte e outros homenagearam Ayrton Senna e Tom Jobim.
O menor F.C.B., 18, ou Chico, como assina, é apontado por Veronese como uma revelação. Jurado de morte, o menino apenas rabiscava antes do curso. Hoje faz quadros que impressionam pela técnica. R.C., 16, aprendeu a escrever para assinar seus quadros. Preso por tentativa de homicídio, Rafael demonstrou talento durante o curso, especialmente com as cores.
Veronese, que retrata menores de rua desde 91, ficou impressionado com a velocidade de aprendizado dos meninos. "Sem recurso nenhum, eles fazem quadros que lembram Munch, Robert Delaunay e Van Gogh."
Depois do curso, os menores escreveram uma carta à secretaria pedindo a continuidade das aulas e foram atendidos. "Isto serve de simbologia para as autoridades. É muito melhor ensinar pintura às crianças que apartá-las. Temos que mostrar que a pintura pode ser a saída", disse Veronese.

Texto Anterior: Pintor de paredes acusa empregada de assédio sexual
Próximo Texto: Juíza Denise Frossard contrai leptospirose
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.