São Paulo, quarta-feira, 8 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alíquota deve vigorar hoje

LILIANA LAVORATTI; VIVALDO DE SOUSA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A ministra Dorothéa Werneck (Indústria, Comércio e Turismo) disse ontem que a minuta do decreto que eleva o Imposto de Importação dos veículos de 20% para 32% já foi enviada ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
Segundo ela, a medida deve valer a partir de hoje, desde que seja publicada no "Diário Oficial".
Ontem, o titular da Defensoria Pública, Jurandir Porto, chegou a anunciar que entraria com uma ação contra a decisão do governo. Segundo o defensor, a elevação da alíquota prejudica o interesse dos consumidores e fere o princípio da livre concorrência.
O Ministro da Justiça, Nelson Jobim, desautorizou a opinião de Jurandir Porto e não permitiu a ação. O próprio presidente da República ligou para o ministro cobrando uma explicação.
O governo ainda não tinha resolvido como fazer para que a elevação da alíquota vigorasse a partir de hoje. Se forem respeitadas os acordos assinados no âmbito do Mercosul, a medida só deveria vigorar dois meses depois de publicada a decisão.
A equipe econômica tentará antecipar este prazo por meio de negociações entre os presidentes dos quatro países —Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai— integrantes do Mercosul. As conversações serão comandadas pelo Itamaraty.
(Liliana Lavoratti e Vivaldo de Sousa)

Texto Anterior: CEF tem rombo de R$ 2,6 bi
Próximo Texto: Ciro critica aumento da alíquota de importados; Fazenda amplia isenção de bens de informática; Seguradoras querem participar de câmara; Portuários decidem entrar em greve na BA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.