São Paulo, sábado, 11 de fevereiro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Berlim tem final de semana nostálgico
AMIR LABAKI
Tem início o ciclo de comédias européias restauradas pelo Projeto Lumière, que reúne as cinematecas regionais e a instituição paneuropéia de apoio ao cinema Media. Sete curtas e um longa ("Max e os Três Mosqueteiros") de Max Linder disputam as atenções. O programa oficial de amanhã é dominado por inéditos que celebram o centenário do cinema. Dois longas e um curta fazem um balanço da memória fílmica coletiva. A francesa Agnes Varda utiliza Michel Piccoli como guia em suas "Cento e Uma Noites". Convidados especiais não faltam: de Marcelo Mastroianni a Hanna Schygulla, de Robert DeNiro a Fanny Ardant. É a mais forte carta francesa na competição. Fora de concurso, Edgar Reitz ("Heimat") apresenta seu "A Noite dos Cineastas", telefilme produzido para a série dedicada ao centenário pelo British Film Institute. A idéia é semelhante: ficcionaliza-se a criação de uma nova cinemateca alemã e grandes nomes do cinema nacional vêm depor sobre sua visão de cinema. Puxam a fila os de sempre: Herzog, Kluge, Schlondorff, Syberberg e Wenders, seguidos da nova geração (Thome, Buck) e de convidados especiais. O Fórum Internacional do Novo Cinema abre também hoje a série de projeções dedicadas a clássicos raros. Num reconhecimento externo inédito, o drama "Ganga Bruta" (1933), de Humberto Mauro, inaugura o ciclo, com introdução do crítico José Carlos Avellar. Alain Delon Prossegue a mostra especial "Homenagem a Alain Delon", aberta ontem. A celebração do aniversário de 60 anos do ator francês tenta resgatar a atmosfera dos anos 60, em que Delon, Jean-Paul Belmondo, Brigitte Bardot, Marcelo Mastroianni, Sophia Loren e outros forjaram pela última vez um "star system" europeu de real repercussão internacional. Na busca de uma reação industrial e fílmica pós-unificação européia, um foco no caso Delon parece mais que oportuno. O ciclo reúne 23 títulos, de "O Sol por Testemunha" (1959) a "O Urso de Pelúcia" (1994). Competição Além de "Cento e Uma Noites", quatro filmes dão continuidade à fraca competição deste ano. Robert Benton apresenta pessoalmente seu "Nobody's Fool", estrelado por Paul Newman e Melanie Griffiths. Passam ainda "Rosa Branca, Rosa Vermelha", do formosino Stanley Kwan, "Benza-me e Espere Morrer", do norueguês Marius Holst, e "Sh'chur" do israelense Shmuel Hasfari. São incógnitas. Texto Anterior: 'Don Juan' estréia sem unidade e frustra Próximo Texto: Documentário cultua genialidade de Monk Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |