São Paulo, sábado, 11 de fevereiro de 1995
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Berlim tem final de semana nostálgico

AMIR LABAKI
ENVIADO ESPECIAL A BERLIM

A nostalgia impera no primeiro fim-de-semana de Berlim-95. A retrospectiva Buster Keaton, lotada, promete continuar encantando a todos em mais seis sessões.
Tem início o ciclo de comédias européias restauradas pelo Projeto Lumière, que reúne as cinematecas regionais e a instituição paneuropéia de apoio ao cinema Media. Sete curtas e um longa ("Max e os Três Mosqueteiros") de Max Linder disputam as atenções.
O programa oficial de amanhã é dominado por inéditos que celebram o centenário do cinema. Dois longas e um curta fazem um balanço da memória fílmica coletiva. A francesa Agnes Varda utiliza Michel Piccoli como guia em suas "Cento e Uma Noites". Convidados especiais não faltam: de Marcelo Mastroianni a Hanna Schygulla, de Robert DeNiro a Fanny Ardant. É a mais forte carta francesa na competição.
Fora de concurso, Edgar Reitz ("Heimat") apresenta seu "A Noite dos Cineastas", telefilme produzido para a série dedicada ao centenário pelo British Film Institute.
A idéia é semelhante: ficcionaliza-se a criação de uma nova cinemateca alemã e grandes nomes do cinema nacional vêm depor sobre sua visão de cinema.
Puxam a fila os de sempre: Herzog, Kluge, Schlondorff, Syberberg e Wenders, seguidos da nova geração (Thome, Buck) e de convidados especiais.
O Fórum Internacional do Novo Cinema abre também hoje a série de projeções dedicadas a clássicos raros. Num reconhecimento externo inédito, o drama "Ganga Bruta" (1933), de Humberto Mauro, inaugura o ciclo, com introdução do crítico José Carlos Avellar.

Alain Delon
Prossegue a mostra especial "Homenagem a Alain Delon", aberta ontem. A celebração do aniversário de 60 anos do ator francês tenta resgatar a atmosfera dos anos 60, em que Delon, Jean-Paul Belmondo, Brigitte Bardot, Marcelo Mastroianni, Sophia Loren e outros forjaram pela última vez um "star system" europeu de real repercussão internacional.
Na busca de uma reação industrial e fílmica pós-unificação européia, um foco no caso Delon parece mais que oportuno. O ciclo reúne 23 títulos, de "O Sol por Testemunha" (1959) a "O Urso de Pelúcia" (1994).

Competição
Além de "Cento e Uma Noites", quatro filmes dão continuidade à fraca competição deste ano. Robert Benton apresenta pessoalmente seu "Nobody's Fool", estrelado por Paul Newman e Melanie Griffiths. Passam ainda "Rosa Branca, Rosa Vermelha", do formosino Stanley Kwan, "Benza-me e Espere Morrer", do norueguês Marius Holst, e "Sh'chur" do israelense Shmuel Hasfari. São incógnitas.

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