São Paulo, sábado, 18 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Collor critica falta de agilidade de FHC

Ex-presidente passa férias em Nova York

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

Fernando Collor de Mello afirmou ontem, em Nova York, que concorda com todas as medidas que Fernando Henrique Cardoso vem adotando, mas criticou a demora do atual presidente brasileiro em efetuar as reformas fiscal, previdenciária e tributária.
"Apesar de estar de pleno acordo com o presidente, mesmo porque ele tem o mesmo programa de governo que eu tinha, acho que essas medidas são urgentes há anos", disse.
Collor e sua mulher Rosane chegaram anteontem a Nova York (EUA). Eles estão de férias há cinco semanas, passaram duas semanas esquiando em Aspen (Colorado-EUA) e três semanas na Europa, viajando pela França e Suíça.
"Devo ficar em Nova York pelos próximos cinco dias e voltar ao Brasil", afirmou.
Collor falou à Folha rapidamente, em frente ao hotel em que está hospedado.
Para ele, FHC está fazendo um bom governo. "O apoio do Congresso é importante, mas não basta".
"Eu já dizia, quando presidente: 'Minha gente, vamos encontrar soluções juntos', e sentia a necessidade de convocar todos os interessados dos vários setores para expor meus argumentos e debater saídas", afirmou.
Comparou o apoio parlamentar que Fernando Henrique tem com o recebido pelo ex-presidente norte-americano Jimmy Carter (1977-1981) em sua gestão.
"Carter, mesmo com apoio do Congresso americano, não conseguiu aprovar dois terços do seu projeto. Por isso considero o apoio político necessário mas não suficiente."
Collor acha o Plano Real necessário e correto, mas que corre o risco do insucesso caso FHC não realize as reformas constitucionais logo.
O ex-presidente disse que em suas férias tem praticado "muito esporte, principalmente, correndo e esquiando".
Sobre o esporte de inverno filosofou: "O grande desafio do esqui é que você tem que fazer o contrário da reação natural, que é recuar. No esqui, você tem que se lançar ao abismo"

Texto Anterior: Disputa por comissões divide base de FHC
Próximo Texto: Brizola quer movimento contra reformas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.