São Paulo, sábado, 18 de fevereiro de 1995
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Fecham 800 revendedoras de usados

FLAVIO CASTELLOTTI; GRAZIELE DU VAL
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos quatro meses, cerca de 800 lojas de carros usados fecharam as portas em função da queda no volume de vendas.
Esse número corresponde a 10% das empresas do setor instaladas em São Paulo.
Para o presidente da Assovesp (Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado de São Paulo), Avelino Teixeira, a situação deve piorar nos próximos 30 dias se o governo não alongar os prazos de financiamento.
"Caso a equipe econômica não tome providência, mais umas 35 lojas podem fechar em um mês."
Os preços dos usados já caíram mais de 60%, desde outubro, devido ao fim dos financiamentos.
"Os financiamentos eram responsáveis por cerca de 75% do volume de negócios", diz Teixeira.
Ele acredita que agora seja um bom momento para quem pretende adquirir um carro. "As 'gorduras' que existiam sumiram e os preços chegaram a patamares mais equilibrados", afirma.
Segundo Teixeira, o mercado informal está crescendo na mesma velocidade com que as revendedoras encerram as atividades. "Muitos fecham a loja e passam a vender na própria casa", diz.
Sandro Cardoso, da revendedora Winter, colocou um Gol GL à venda em dezembro e até agora não conseguiu fechar negócio. "O número de consultas aumentou 50% esta semana, mas ainda não consegui comercializar o veículo", afirma Cardoso.
O gerente de vendas da Vecap Veículos, Fernando dos Santos, 32, atribui a instabilidade às oscilações no mercado de novos. "Antes de novembro, vendia em média 25 carros por mês. Hoje, esse número caiu para três", diz.
Na Guaporé, concessionária que comercializa várias marcas de usados, a queda nas vendas foi sentida principalmente a partir de novembro, disse Maurício Di Giorgio, diretor comercial.
Segundo di Giorgio, há três meses, a Guaporé vendia em média 250 carros usados por mês. Hoje esse número caiu para 150 a 180.
Ele acredita que o mercado deva se estabilizar nesse novo patamar. "A comercialização de usados está geralmente vinculada à troca por um zero km. Como o mercado está carente de carros novos, o volume de vendas de usados nas concessionárias cai", disse Di Giorgio.

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