São Paulo, segunda-feira, 20 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Público se programa pela "Ilustrada"

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa do Datafolha revela que 68% das pessoas que vão ao cinema e 65% das que frequentam teatro se orientam pelas informações publicadas na "Ilustrada".
O caderno da Folha, com suas reportagens, críticas e roteiros, é também a fonte mais consultada pela maioria dos frequentadores de shows de música popular (60%), espetáculos de dança ou balé (60%), de música clássica (60%), shows de rock (51%) e exposições ou leilões de obras de arte (54%).
A "Ilustrada" só perde essa liderança quando se trata de casas noturnas ou danceterias, bares e restaurantes. Mas, com relação a esses programas, a maioria das pessoas não se orientam pela mídia, e sim por indicações de amigos ou parentes.
São eles que fornecem indicações para 65% dos que frequentam casas noturnas, 60% dos que vão a bares e 56% dos que procuram restaurantes como forma de lazer.
Na imprensa diária, a "Ilustrada" registra ampla vantagem sobre seu concorrente mais próximo, o "Caderno 2", do jornal "O Estado de S. Paulo".
O caderno da Folha atinge uma vantagem de 32 pontos percentuais sobre o caderno de "O Estado" quando se analisa o jornal no qual os pesquisados procuram as informações sobre cinema e shows de música popular e 23 pontos com relação a shows de rock.
Na mídia impressa, a "Ilustrada" praticamente empata com a "Veja São Paulo" quanto à indicação de bares (23% a 22%) e restaurantes (20% a 23%) e fica na margem de erro nesses itens.
A pesquisa, feita entre 10 e 22 de dezembro, admitiu respostas múltiplas, já que uma parcela dos entrevistados consulta mais de uma fonte de informação.
A margem de erro varia de 4 a 6 pontos percentuais, conforme o tamanho da amostragem (718 pessoas para o cinema e 288 para concertos de música clássica).
Uma das curiosidades está no número reduzido de pessoas que procura informações sobre cultura e lazer na mídia eletrônica. Apenas 13% dos que vão ao cinema dizem se informar pela TV e 2% pelo rádio. Com relação ao teatro, a TV entra com 8% e o rádio com 2%. Os melhores resultados dessas duas mídias aparecem com os shows de rock, quando registram respectivamente 27% e 21%.

Texto Anterior: Razão não resolve todos problemas
Próximo Texto: Solteiros e os mais jovens formam maioria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.