São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aloísio de Oliveira morre aos 80 anos em Los Angeles

DA REDAÇÃO

O compositor, músico e produtor de discos e shows Aloísio de Oliveira morreu no último dia 4, aos 80 anos, em Los Angeles (EUA).
Aloísio estava internado no Saint Joseph Medical Center, em Los Angeles, desde o dia 7 de novembro último. Ele tinha câncer no pulmão. Sua mulher, Margot Britto, não divulgou a morte. O corpo do compositor foi cremado.
Aloísio de Oliveira fez parte do conjunto Bando da Lua, que acompanhou Carmem Miranda em sua viagem aos EUA em 1938. O compositor acabaria se casando com ela.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Aloísio participou de filmes produzidos pelos Estúdios Disney. Em 1955, tornou-se diretor-artístico da gravadora Odeon, onde produziu os primeiros discos de João Gilberto. Além disso, lançou artistas como Sylvinha Teles e Sérgio Ricardo e compôs músicas com Tom Jobim.
Aloísio foi um dos organizadores do show de bossa nova no Carnegie Hall, em 1962, que ajudou a difundir o movimento fora do Brasil.
Em 1963, fundou a gravadora Elenco, responsável pelo lançamento dos discos de alguns nomes da bossa nova: Roberto Menescal, Edu Lobo, Baden Powell, Nara Leão, MPB4 e outros. A gravadora acabou sendo vendida para a Phillips (Polygram).
Em 1982, escreveu sua autobiografia, "De Banda Pra Lua". Aloíso casou-se seis vezes, com quatro brasileiras e duas americanas.

Texto Anterior: Coluna Joyce Pascowitch
Próximo Texto: Cultura recontrata funcionários do Baneser
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.