São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Patriarca em pó

CARLOS HEITOR CONY

RIO DE JANEIRO — O avô morrera em Paris, nos últimos anos largara tudo para seguir uma irlandesa cheia de sardas e dívidas que quase o arruinou, mas certamente o matou. Filhos e netos acharam preferível que ele ficasse por lá mesmo.
Não sei se FHC já disse que o tempo cura todas as feridas. Se não foi ele, foi o Conselheiro Acácio. Pois o tempo curou nossas feridas e cinco anos depois decidimos trazê-lo para o chão da pátria em forma de cinzas.
Um primo foi buscá-lo, se atrapalhou com a papelada, tampouco recebeu suficientes informações do consulado, as cinzas do avô viajariam num pacote como bagagem de mão.
Na hora do embarque, mais uma vez o primo se enrolou e foi obrigado a despachar o embrulho com as malas. Aflito, ele viu a esteira do aeroporto engolir o que restara do avô. O pior já fora feito, tudo terminaria bem.
No Galeão, a família estava reunida para receber condignamente as cinzas do antepassado. Ninguém entendeu quando vimos o primo discutindo com os homens da alfândega. O pacote com os restos do avô não aparecera na esteira.
Um tio brigadeiro, que achara de sua obrigação ir fardado, decidiu tomar providências. Fomos autorizados a entrar no átrio sagrado das bagagens. Um despachante nos informou que o fiscal da Receita Federal havia separado malas e embrulhos suspeitos, deixando-os junto ao avião, para posterior exame. Seguimos em comitiva até aquilo que as autoridades chamam de aeronave.
De longe, o primo identificou o embrulho, justo no momento em que um carregador esbarrou na pilha de malas e tudo despencou. O pacote caiu e se espatifou. Justo também na hora em que o avião fez a manobra para se afastar do terminal aéreo.
O vento das turbinas esparramou as cinzas, foi avô por tudo o que é lado. Não era muita coisa e foi rápido. O escalão feminino da família fez o sinal da cruz em intenção do patriarca pulverizado que mais uma vez nos abandonava. O tio brigadeiro perfilou-se. Formidável, fitou com desassombro o espaço e bateu continência.

Texto Anterior: Crime e euforia
Próximo Texto: Gulliver e Bolívar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.