São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura também vira cardápio da festa

ELAINE GUERINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Para divertir os visitantes, cada banquete medieval cria o seu próprio tema. O castelo Bunratty, por exemplo —construído em 1425, no condado de Clare—, faz uma homenagem ao conde de Thomond, seu mais ilustre ex-anfitrião.
Um dos participantes é escolhido para representar o conde e improvisar diálogos com os criados do castelo. Como a organização do banquete sempre escolhe o turista mais tímido do grupo para o papel, a encenação acaba virando uma grande piada e o bom humor toma conta da noite.
Ainda no condado de Clare, o castelo Knappogue (levantado em 1467) usa o tema da mulher irlandesa para entreter os seus clientes. Um grupo de artistas apresenta um show de música e dança explorando contos sobre antigas rainhas, santas e "pecadoras".
Como no Bunratty e no Knappogue, o entretenimento do castelo Dunguaire, no condado de Galway, também segue a linha humorística. Nesse castelo, construído em 1520, o banquete tem como tema uma das grandes paixões irlandesas: a literatura.
O grupo de artistas local usa trechos de obras de Bernard Shaw, William Butler Yeats, Sean O'Casey e John Millington Synge —alguns dos famosos escritores irlandeses. Através de músicas e encenações, o show reúne o que há de mais irreverente no trabalho de cada um deles.
A duração de cada banquete é de aproximadamente duas horas e meia. Os temas são diferentes, mas a qualidade da comida e do entretenimento é a mesma. O ingresso sai mais caro que um menu turístico em um típico restaurante irlandês, mas quem participa de um banquete dificilmente se arrepende.
Para chegar aos castelos de Bunratty, Knappogue e Dunguaire o melhor a fazer é alugar um carro em Dublin, a capital da Irlanda. A viagem não é muito longa e o percurso ainda conta com belas paisagens do interior do país.
A viagem até o Bunratty e o Knappogue, ambos no condado de Clare, leva três horas. O Bunratty fica na estrada entre a cidade de Limerick e o aeroporto de Shannon e o Knappogue fica na cidade de Quin. A distância entre um castelo e outro é de apenas 12 quilômetros.
Quem preferir ir de avião ou trem (partindo da capital) deve comprar uma passagem para Shannon (para os castelos de Bunratty e Knappogue) e passagem para Galway (para o castelo de Dunguaire).

RESERVAS: tel. (0035-361) 36-0788.

Texto Anterior: Castelos da região têm banquetes medievais
Próximo Texto: Programas custam a partir de R$ 282
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.