São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Castelos da região têm banquetes medievais

ELAINE GUERINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Imagine um autêntico banquete medieval, daqueles em que os convidados se empanturram de comida, bebem vinho sem parar e se divertem com músicas típicas.
A cena pode parecer coisa do passado, comum apenas em filmes épicos, mas essas sessões de comilança ainda se repetem em castelos na Irlanda.
A cada ano, cerca de 100 mil pessoas participam desses banquetes —uma das principais atrações turísticas do país. Cada visitante paga IRL 29,50 (US$ 46) pelo ingresso e passa uma noite à altura de um lorde ou de uma lady dos tempos medievais. Entre outras coisas, a tradição manda dispensar os talheres e comer com as mãos.
O espírito daquele período está presente em cada detalhe. Os banquetes recebem cerca de 120 pessoas por sessão e acontecem em três castelos no interior da Irlanda: os castelos de Bunratty e Knappogue, no condado de Clare, e o castelo de Dunguaire, no condado de Galway. Móveis, tapeçarias, peças e obras de arte seguem à risca os moldes medievais.
Músicos, cantores, dançarinos e contadores de histórias também ajudam a recriar a magia daqueles tempos. Os três castelos contam com grupos de artistas que se vestem a caráter e se encarregam de entreter os participantes durante a comilança. Entre as principais atrações, destacam-se as apresentações de harpa e violino.
O banquete é servido em compridas mesas de madeira decoradas com velas. O jantar começa com um pote de sopa e segue com carne à vontade (geralmente costela de porco assada).
Mais tarde, a sessão continua com um prato de galinha com legumes e, por fim, uma seleção de frutas como sobremesa. Tudo regado a vinho branco e tinto.

LEIA MAIS
Sobre banquetes medievais na Irlanda na pág. 6-8.

Texto Anterior: Siga os passos dos escritores
Próximo Texto: Cultura também vira cardápio da festa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.