São Paulo, quinta-feira, 23 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Muralha intacta isola centro em Londonderry

ANA LUCIA BUSCH

Na Irlanda do Norte
Segunda maior cidade da Irlanda, Londonderry mantém ares de tradicional interior britânico, com uma das poucas muralhas que sobreviveram quase intactas no território britânico rodeando o centro.
O acesso ao pequeno centro se dá por portões construídos no início do século 17, nem sempre abertos à entrada de carros.
Ao redor da muralha, construída à mesma época para proteger de invasões a região às margens do rio Foyle, há estacionamento gratuito para visitantes.
O traçado das ruas no centro histórico permanece praticamente inalterado desde que o muro foi erguido.
Da parte central da fortificação, conhecida como Diamond, partem ruas dispostas de forma radial, que ligam ao exterior.
Entrando por um dos portões, avista-se a torre da catedral gótica de Saint Columb, construída em 1633. O casario tem pequenos museus e centros de informação.
Um passeio a pé revela um centro de compras, onde se encontram lãs e linhos irlandeses. Ao longo da rua Shipquay também se concentram pubs e restaurantes, que apresentam música típica, tocada em instrumentos tradicionais.
Para construção de muralhas e edifícios sobre uma destruída cidade medieval foram trazidos dinheiro e mestres-de-obras de Londres. Assim, o nome da região, Derry, passou a Londonderry.
Para o turista, o melhor é manter a tradição. Os moradores locais, na maioria católicos, evitam a referência a Londres e preferem chamar a cidade apenas de Derry.
Do lado de fora das muralhas também há edifícios de interesse histórico como o Guildhall, próximo ao portão Shipquay, construído em estilo gótico e reconstruído recentemente, após ter sido destruído por bombas no início da década de 70 durante conflitos entre católicos e protestantes.
(ALB)

Texto Anterior: Paz recoloca Belfast na rota do turismo
Próximo Texto: Vida volta ao normal e comércio fatura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.