São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum reúne os 'excluídos'

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

À margem da cúpula oficial, Copenhague abrigará igualmente um verdadeiro happening dos excluídos, na forma do Fórum-95.
Trata-se de uma coleção de cerca de 1.500 eventos promovidos pelas 2.400 ONGs (organizações não-governamentais) que pretendem influir e/ou contribuir para as decisões da cúpula.
O governo dinamarquês deu aval também ao evento paralelo, ao qual destinou cerca de US$ 4,5 milhões, além de ceder às ONGs uma base naval velha de 300 anos, agora desativada.
Os organizadores do Fórum-95 imaginam que os eventos por eles programados serão os maiores desde a Eco-92, no Rio de Janeiro, na qual também se armou um esquema alternativo.
As Nações Unidas não ficaram alheias aos eventos paralelos.
Seu Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento Social montou uma série de conferências para passar em revista algumas das grandes perplexidades do mundo contemporâneo.
É o caso, por exemplo, do "Estado de Bem-Estar Social", sob pressão no mundo inteiro, em face dos custos que ameaçam inviabilizar mesmo os mecanismos mais famosos, como o sueco.
Outra discussão promovida pelo Instituto de Pesquisas da ONU se refere ao fenômeno da globalização, fonte de incontáveis perplexidades.
(CR)

Texto Anterior: Cúpula quer pacto pelo fim da pobreza
Próximo Texto: Dólares aliviam agonia do regime em Cuba
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.