São Paulo, segunda-feira, 27 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boas notas garantem vaga em desfile de escolas-mirins

PAULO GRAMADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As escolas-mirins se tornaram tão populares no Carnaval carioca que têm até o seu dia especial de desfile. Este ano foi na última quinta-feira, com transmissão ao vivo da Avenida Marquês de Sapucaí pela TV Educativa.
Dez escolas desfilaram na seguinte ordem: Corações Unidos dos Cieps, Mangueira do Amanhã, Inocente da Caprichosos, Herdeiros da Vila (Vila Isabel), Sementes da Estácio (Estácio de Sá), Infantes do Lins, Ainda Existe Criança, Aprendizes do Salgueiro, Miúda do Cabuçu e Império do Futuro.
Em geral, os componentes das escolas-mirins têm entre 7 e 17 anos. Um requisito para fazer parte do grupo é apresentar o boletim escolar —se tiver sido reprovado no ano anterior fica fora do Carnaval seguinte.
Os ensaios costumam ser aos domingos, para não atrapalhar as aulas e permitir o acompanhamento dos pais. Neste ano, as escolas-mirins contaram com uma cota de R$ 5.000 da Riotur e de R$ 1.100 da Brahma para prepararem seu Carnaval.
A Império do Futuro (da Império Serrano), fundada em 83, é a pioneira entre as mirins. No ano seguinte, ela desfilou sozinha na inauguração do Sambódromo, na Marquês de Sapucaí.
Atualmente, as escolas-mirins costumam fazer apresentações contratadas, principalmente para turistas. Shows em asilos e comunidades carentes são de graça.

Texto Anterior: Vitória Azevedo da Fonseca, 18 Piracicaba, SP
Próximo Texto: Trabalhar no Carnaval é prazer para a moçada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.