São Paulo, quarta-feira, 1 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"People" em CD mostra vidas de ricos e famosos

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

Em jornalismo, a expressão "fait-divers" é usada para designar notícias com alto potencial de atração para o leitor, segundo o "Novo Manual da Redação" da Folha. Assim, as escaramuças e o vaivém da vida das celebridades são prato cheio de jornais e revistas, deliciando leitores e salvando o noticiário do tédio do dia-a-dia. Pois os melhores momentos dos "fait-divers" internacionais estão no CD-ROM de 20 anos da revista semanal norte-americana "People", o veículo que melhor cobre essa área em todo o mundo.
A "People" define o conteúdo de seu CD-ROM como cultura pop. Quase. É a cultura dos comentários de restaurante e das rodinhas de festa, para quem acompanha tópicos como os namoros de Julia Roberts, as confusões domésticas de Woody Allen e Mia Farrow, ou qualquer coisa sobre Madonna, Michael Jackson, Liz Taylor e sobre a princesa Diana.
Mas engana-se quem julgar que, por isso, o CD da "People" é um compêndio de futilidades. Não é só isso. Trata-se de verdadeira enciclopédia de ricos e famosos, com seções ricas em imagens e informações, com datas e detalhes.
Para começar, as capas. É a primeira seção, com as capas e suas reportagens centrais desde o número inicial da revista, em 4 de março de 74, até a edição do aniversário de 20 anos. Verdadeira máquina do tempo, já que o layout das capas acompanha com toda a cafonice necessária a estética de forte apelo popular. Afinal, a revista precisa vender.
Uma seção mais diversificada inclui tópicos como o Face To Face, em que os personagens e as imagens das capas se transformam através do efeito "morph". Inesquecível ver a ex-pantera Farrah Fawcett se transformar, como a Conga, no galã Warren Beatty.
Na categoria Shop Talk, os editores de texto contam em animação histórias de bastidores de reportagens históricas, como a biografia do extravagante pianista Liberace, ou a emocional "Ajudei Minha Mãe a Morrer". Silvia Poppovic vai adorar.
Mas a melhor parte fica mesmo com a clássica lista anual de bem-vestidos e mal-vestidos (leia texto abaixo) e o Di-O-Rama (pronuncie Dai-O-Rama), que acompanha cada passo da deliciosa saga de Lady Di. Ricamente ilustrado. Para procura, a seção Search facilita saber das melhores fofocas ao cruzar itens soltos como atriz, adultério e divórcio.
Cinéfilos mais ortodoxos encontram momento de reverência no item Legends (lendas), com verdadeiros altares sobre os ícones do cinema como Grace Kelly, Lucille Ball, Cary Grant, Rita Hayworth e Marilyn Monroe (claro).
Item totalmente cult: nada supera acompanhar as mutações de Michael Jackson no Face to Face. Vale uma tarde de chuva.

People Weekly - 20 Amazing Years of Pop Culture - CD-ROM para PC e Mac,
R$ 6

Texto Anterior: Mayo Clinic' falha em aspectos básicos
Próximo Texto: Seção confere senso fashion
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.