São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Neta de FHC nasce em Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DO ENVIADO ESPECIAL A MONTEVIDÉU

A mais nova neta do presidente Fernando Henrique Cardoso nasceu ontem às 0h43 no HFA (Hospital das Forças Armadas). Do parto cesariana da filha do presidente, Luciana Cardoso, 37, nasceu a menina Isabel pesando 3,14 kg e medindo 51 cm.
"O parto não foi natural, mas nada nos levou à preocupação", afirmou o ginecologista e obstetra de Luciana, Pablo Chacel.
A cesariana (parto feito através de cirurgia), que durou 45 minutos, foi necessária porque o bebê estava com o cordão umbilical enrolado no pescoço.
A situação já havia sido constatada nos exames realizados durante o pré-natal.
Luciana chegou ao hospital com o marido Getúlio Vaz às 20h30 de terça-feira, e foi internada com as reações identificados por "trabalho de parto".
As primeiras reações foram observadas pela manhã. Às 9h de terça, Luciana sentiu as primeiras contrações, antes mesmo de o presidente viajar.
Ruth Cardoso, a mulher do presidente Fernando Henrique Cardoso acompanhou acompanhou o parto na sala de cirurgia.
Dois minutos após o nascimento, às 0h45, Ruth ligou para FHC. Agora, o casal tem quatro netas (Isabel, Helena, Joana e Júlia) e um neto (Pedro).
Isabel deve permanecer na suíte da maternidade do hospital com a mãe até sexta ou sábado, quando deverão receber alta.
Ontem, Luciana era medicada apenas com um analgésico para aliviar as dores da cirurgia. Pela manhã, amamentou a filha e caminhou pelo quarto do hospital, segundo informou Chacel.
Às 17h, nota médica afirmava que o quadro clínico da paciente evoluía "sem qualquer anormalidade: encontra-se com pressão arterial normal, anda e alimenta-se normalmente e amamenta sem quaisquer alterações".
As despesas do parto serão pagas pelo convênio de saúde de Luciana Cardoso, segundo informou o diretor do HFA (hospital ligado à Presidência da República), Almirante Marco Antônio Montenegro, 55.
Montenegro disse que os custos serão cobrados de acordo com a tabela de serviços da AMB (Associação Médica Brasileira). Chacel não revelou o preço cobrado pelo atendimento à paciente particular.
O presidente Fernando Henrique Cardoso comemorou o nascimento da neta Isabel, ontem, durante audiência com o presidente da Colômbia, Ernesto Samper, na Embaixada do Brasil. FHC disse que "estava muito feliz" com o nascimento da quinta neta.
Ontem, pela manhã, ele conversou com o genro, Getúlio Vaz. "Soube que é uma gracinha, e acredito que seja", disse o presidente, lembrando que, por causa da viagem não viu a neta.

Carona no Boeing
O filho de Fernando Henrique, Paulo Henrique, foi de carona para o Uruguai no Boeing presidencial, na viagem que a equipe precursora fez no domingo, dia 26, às 11h30.
Paulo estava acompanhado da mulher, das duas enteadas e das filhas gêmeas. O grupo ficou na sala vip da Base Aérea de Brasília e ocupou depois a ala reservada ao presidente no Boeing 737.
Ontem, FHC disse ao presidente da Colômbia que a sua família está no balneário de Punta del Este, no sul do país.

Texto Anterior: Brasil precisa de marketing, diz Forbes
Próximo Texto: FHC quer meios para conter fuga de capital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.