São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC quer meios para conter fuga de capital

WILLIAM FRANÇA
ENVIADO ESPECIAL A MONTEVIDÉU

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem, em Montevidéu (Uruguai) que está defendendo mudanças nos critérios de salvaguarda econômica, para evitar saída em massa de capital especulativo de um determinado país.
Segundo ele, o critério alterado porque "há uma massa enorme de capital especulativo no mundo". O presidente não deu detalhes sobre como seriam as mudanças.
O presidente disse que a questão do México não se limita a reflexos na Argentina e no Brasil. "É um sintoma institucional, a Europa também tem problemas."
Fernando Henrique disse que já conversou com o governo canadense para que a reforma dos critérios de salvaguarda seja discutida na próxima reunião do G-7 —os mais ricos do mundo. "A opinião dele era exatamente a minha".
Segundo FHC, os bancos centrais dos países têm de ter mecanismos de defesa. "Não é o Brasil. É o conjunto de países."
Ontem, FHC conversou com o presidente do Congresso da Espanha, Felix Pons Irozabal, sobre o mesmo tema. Disse que o sistema econômico internacional não é sólido e que precisa de alterações. O espanhol concordou.

Texto Anterior: Neta de FHC nasce em Brasília
Próximo Texto: Presidente defende Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.