São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Próximo Texto | Índice

Sem empolgar, Imperatriz é bicampeã

AZIZ FILHO; FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

A Imperatriz Leopoldinense, que fez um desfile pouco empolgante e teve um carro alegórico quebrado, ganhou pela segunda vez consecutiva o campeonato das escolas do grupo especial do Rio.
Com 300 pontos, meio ponto acima da favorita Portela, a escola de Ramos (zona norte) teve a ajuda do governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), que articulou um patrocínio de R$ 200 mil.
A festa na quadra da Imperatriz começou antes mesmo do fim da apuração, quando começou a ficar delineada a vitória. O prefeito César Maia foi à quadra cumprimentar a diretoria da escola.
O enredo da bicampeã contou a história de uma expedição científica ao Ceará no século passado, em que teria ficado evidente a superioridade do jegue sobre o camelo.
As diferenças entre as cinco primeiras colocadas foram mínimas. Depois de Imperatriz e Portela, ficaram Beija-Flor (299 pontos), Mocidade Independente (299 pontos) e Salgueiro (298,5 pontos).
"Em 96, vamos arrumar dinheiro público e ganhar", disse o diretor da Portela Oswaldo Souza. O segundo lugar foi festejado com 20 mil litros de chope em Madureira (zona norte).
Cerca de 3.000 torcedores acompanharam a apuração no Sambódromo (centro). A maior torcida era a da Estácio de Sá, que homenageou o centenário do Flamengo e acabou em 7º lugar.
Os mangueirenses ocuparam as arquibancadas em frente à torcida da Estácio. Ao sentirem que não ganhariam, as duas torcidas passaram a se provocar, comemorando as notas baixas da outra.
O deputado estadual Farid Abraão David (PPR), presidente da Beija-Flor e candidato a presidente da Liga Independente das Escolas de Samba, defendeu o fim dos desfiles no Sambódromo.
Para David, o tamanho das escolas é incompatível com o local porque o acesso e a saída são em vias públicas.
O vereador Marcos Drummond (PMDB), representante da Imperatriz na liga, dedicou a vitória ao pai, o bicheiro Luisinho Drummond, preso há dois anos.
"Tudo que aprendemos foi com ele", disse. Ele sugeriu que Jereissati venha de jegue do Ceará para ver a apresentação da Imperatriz no desfile das campeãs, sábado.
A carnavalesca da Imperatriz, Rosa Magalhães, prepara o enredo do próximo ano de olho em um patrocínio da Áustria. A escola deve homenagear a imperatriz Leopoldina, que era austríaca.
Caíram para o grupo de Acesso a São Clemente (259,5 pontos) e a Vila Rica (254), últimas colocadas. Eram as únicas representantes da zona sul no grupo especial.

Próximo Texto: Desempregados formam cooperativa em Londrina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.