São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desempregados formam cooperativa em Londrina

OSMANI COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Cerca de 30 desempregados de Londrina (PR) criaram no início do ano uma cooperativa para produzir materiais de limpeza. Iniciativa pioneira na cidade, a cooperativa legalizou uma microempresa e começou a comercializar os produtos nesta semana.
A criação da cooperativa foi apoiada pelo Comitê contra a Fome e a Miséria de Londrina (379 km de Curitiba). Os desempregados, metade mulheres, recebem orientação de professores do Departamento de Química da Universidade Estadual de Londrina.
Funcionando provisoriamente num barraco de 15 m2 da Escola Municipal Elias Kauam, a cooperativa já produziu 800 litros de água sanitária, mil litros de detergente e 1.300 litros de desinfetante. Ela fará também cera líquida e sabão em pedra.
Um dos líderes da cooperativa, o pedreiro Oswaldo José dos Santos, 53, está animado. "A prefeitura nos doou um terreno no bairro do Novo Amparo e logo vamos construir, em mutirão, um barracão de 170 m2 para nossa fábrica."
A cooperativa tem capacidade para produzir mil litros de produtos de limpeza por dia. Não está conseguindo esta marca por falta de matéria-prima, obtida através de doações da população.
Segundo o serralheiro Claudinei Gabriel, 18, escolas municipais, creches e órgãos do Estado garantiram a compra mensal de todos os produtos a partir de março.
Os produtos têm a marca registrada Ação. O rótulo foi criado gratuitamente por artistas plásticos e está sendo impresso na gráfica da universidade estadual local. Um litro de água sanitária Ação está sendo vendido a R$ 0,50. As marcas concorrentes custam até três vezes mais.
Enquanto a atividade não render mais, cada família da cooperativa recebe mensalmente uma cesta básica com alimentos do Comitê Contra a Fome e a Miséria.

Texto Anterior: Sem empolgar, Imperatriz é bicampeã
Próximo Texto: Governador quer fechar presídio em Porto Alegre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.