São Paulo, quinta-feira, 2 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Violência diminui em relação ao ano passado

DANIELA FALCÃO
DA ENVIADA ESPECIAL

O Carnaval de 95 foi um dos menos violentos dos últimos anos na Bahia, segundo informações da Polícia Militar. Nos cinco dias oficiais de festa, foram registrados nove assassinatos no Estado. Dois deles ocorreram em Salvador.
Apenas um aconteceu no circuito do Carnaval (entre a Barra-Ondina e o centro da cidade).
Na noite de domingo, um soldado do Exército foi morto com dois tiros depois de se envolver numa briga na rua Carlos Gomes, próximo à praça Castro Alves (centro). Outras nove pessoas morreram em acidentes de trânsito.
Também houve 20 roubos de carros em Salvador. Ao todo, foram registradas 670 ocorrências durante o Carnaval na cidade, pouco mais da metade do que em 94, que teve 1.240 ocorrências.
A Polícia Militar usou 11,5 mil policias para garantir a segurança dos baianos e turistas que visitaram a cidade durante o Carnaval.
A dimunição da violência também foi sentida nos postos de saúde de Salvador. Durante a festa deste ano, eles atenderam 1.723 pessoas, contra 3.836 no Carnaval do ano passado.
Para o timbaleiro Carlinhos Brown, a diminuição da violência contribui para a animação da festa. "Este é o exemplo positivo que a Bahia está dando para o mundo todo", disse Brown.
"Este ano provamos mais uma vez que Salvador faz o maior e melhor Carnaval do mundo. Nunca vi a cidade tão cheia e achei a festa tranquila", afirmou Brown.

Segurança
As mulheres invadiram mais um reduto masculino no Carnaval de Salvador: as cordas dos trios elétricos. No bloco do Ara Ketu, por exemplo, 10% da segurança foi composta por mulheres.
Os blocos Kassuá e Bróder também utilizaram mulheres nas cordas de proteção.
Elas garantem que podem dar conta do recado tão bem quanto os homens. Segundo elas, o segredo é não ter medo de "empurra-empurra" e fazer "cara de macho" quando for necessário.

Texto Anterior: 'Ave Maria' encerra o Carnaval de Salvador
Próximo Texto: Rio dá bi à Imperatriz; Gaviões leva em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.