São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC propôs controle sobre fuga de capital

FMI anunciou ajuda para Argentina de US$ 420 mi

DA REDAÇÃO

Em sua viagem ao Uruguai, onde esteve na posse do novo presidente, Julio María Sanguinetti, o presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu mecanismos de controle econômico para evitar a saída de capital especulativo de um país para outro.
No Chile, país que o abrigou no seu exílio durante o período do regime militar, o presidente voltou a falar sobre o tema. Chegou mesmo a criticar o FMI que já não conseguiria "fazer frente aos problemas de movimentos de capitais". A recusa do Fundo a um empréstimo que o Brasil precisava no ano passado também foi lembrada: "Alguns técnicos disseram que não havia condições políticas. Por Deus, um pouco menos de arrogância", declarou.
No mesmo dia em que eram feitas essas declarações, sexta-feira, a Argentina recebia a ajuda de US$ 420 milhões do FMI com o objetivo de tranquilizar os investidores. O pacote fiscal, anunciado no início da semana, não foi suficiente para equilibrar as contas do governo. Empresas mexicanas anunciaram não ter condições de honrar seus compromissos financeiros

Texto Anterior: A farra dos dinossauros ou os gigolôs da viúva
Próximo Texto: EDITORIAL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.