São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV é o 'esporte' preferido

MAURICIO STYCER
DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar disso, o "esporte" preferido na cadeia é assistir televisão (os presos têm direito a possuir um aparelho de TV por cela).
"No meu xadrez, o programa é assistir novela. Se um perde um capítulo, a regra é contar para o outro no dia seguinte", diz Jonatan, que divide uma cela no pavilhão 2 com outros quatro detentos.
"Quando a gente vê, pelo noticiário da TV, um sujeito ser preso, a gente comenta: 'O camarada vacilou, deu mancada, mereceu entrar em cana"', conta.
Detido no pavilhão apelidado de "Hotel Jaraguá", por ser o que dispõe de melhores condições e só abriga presos de bom comportamento que trabalham para a administração, Jonatan integra uma espécie de elite da cadeia.
Nenhum dos colegas de "quarto" de Jonatan limpa a própria cela. "Nós pagamos para alguém fazer a faxina."
Como tudo o mais que é comercializado nas cadeias paulistas, a limpeza da cela é paga em maços de cigarro. Uma semana de faxina custa 25 maços.
(MSy)

Texto Anterior: Paquerar a mulher do outro em dia de visita é um "crime grave"
Próximo Texto: Normas de limpeza são muito rígidas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.