São Paulo, domingo, 5 de março de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade cultiva a uva itália

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO MIGUEL ARCANJO (SP)

São Miguel Arcanjo é o maior produtor brasileiro de uva itália e deve esse título, em grande parte, aos descendentes de japoneses.
Foi o imigrante Massuto Fugiwara que, em 1954, introduziu no município a cultura da fruta, mais doce e maior que as variedades de uvas tradicionais.
Neste ano, o município deve colher 18 mil toneladas da fruta —15% a mais do que na safra anterior. Pelo menos 10% dessa produção será exportada.
Cerca de 70% das 400 famílias de japoneses de São Miguel Arcanjo cultivam uva, geralmente em pequenas propriedades de dez hectares em média e com o emprego de alta tecnologia, que inclui utilização de estufas.
A Colônia Pinhal, com 50 famílias, tem a maior concentração de produtores da fruta no município.
A comunidade da colônia agrícola cultiva a tradição japonesa. Na área rural, onde está situada a colônia, há um associação cultural e uma escola de japonês, além da biblioteca de 15 mil volumes.
Na área urbana, os japoneses mantêm uma outra biblioteca, com 10 mil volumes, outra escola de ensino do japonês, com 55 alunos, e uma associação recreativa.

Texto Anterior: 'É difícil achar livro em português'
Próximo Texto: Minas faz festa para ex-escrava de 124 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.